Alunos da rede pública e privada participarão da competição nacional até 28 de outubro
Por Felipe de Noronha, Ascom/SEEDF
A espera para a chegada dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025 finalmente acabou. Nesta segunda-feira (6), os estudantes-atletas do Distrito Federal desembarcaram em Uberlândia (MG), onde vão representar a capital na competição nacional que acontece entre os dias 5 e 28 de outubro.
O evento, organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), conta com a participação de 274 convocados pela Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF), sendo 208 atletas, 27 dirigentes e 39 técnicos. No primeiro bloco, 78 estudantes competirão em seis esportes: badminton, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e voleibol.
Para a técnica de badminton, Izabela da Silva, o sentimento é de expectativa e ansiedade. “A viagem foi tranquila, e estamos com boas expectativas. Os atletas estão ansiosos para começar a competir, pois acreditam que vamos conseguir ótimos resultados”, comentou.
O atleta Luiz Henrique Barbosa, estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 106 do Recanto das Emas, expressa o sentimento misto de participar pela última vez da categoria sub-14 e o orgulho de representar o DF. “É o meu último ano, e eu quero muito aproveitar meu último JEBs. Só de estar aqui, representando Brasília, já é uma oportunidade grande para mim”, comentou.

Uberlândia
Após 19 anos desde que o estado de Minas Gerais sediou o evento, a cidade mineira foi escolhida para tornar-se palco dos JEBs, considerado a maior competição escolar do país, que reúne milhares de atletas sub-14 vindos dos 26 estados e do Distrito Federal. Durante as disputas, os estudantes de escolas públicas e privadas do DF poderão aproveitar excelentes estruturas esportivas, além de passagens aéreas, hotel, três refeições diárias, transporte para os locais de competição, suporte médico e muito mais.
Nesta segunda (6), após almoçarem a deliciosa culinária mineira, os atletas foram encaminhados para o famoso Praia Clube, clube social e esportivo de Uberlândia, conhecido por suas equipes profissionais de vôlei que disputam a Superliga Brasileira Feminina e Masculina. No local, eles participaram da cerimônia de boas-vindas.
O evento contou com membros do governo local, estudantes e atletas renomados como Darlan Romani, atleta olímpico do arremesso de peso. O gerente de Desportos da SEEDF, Ricardo Costa Lima, que acompanha o grupo, ressaltou que a competição vai além da busca de medalhas.
“Os JEBs oferecem vivências únicas de socialização, respeito e superação. São experiências que fortalecem valores e ampliam o olhar dos estudantes sobre o esporte e sobre o país”, declarou.
