23.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoEstudantes do DF celebram formatura do Pontes para o Mundo no País...

Estudantes do DF celebram formatura do Pontes para o Mundo no País de Gales

Publicado em

Em cerimônia emocionante, os intercambistas relembraram momentos marcantes da trajetória de três meses

Por Maria Eduarda Cardim, Ascom/SEEDF, enviada especial ao Reino Unido

 

 

Ao som de uma playlist que mesclou Beatles com Tribalistas, estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal, participantes da primeira edição do programa de intercâmbio Pontes para o Mundo, celebraram a formatura da iniciativa no Reino Unido. Os 28 alunos que viveram a experiência educacional internacional no País de Gales, no Prembrokeshire College e no NPTC Group of Colleges, foram os primeiros a receber os diplomas da graduação.

 

Emocionados, os estudantes relembraram momentos da vivência de três meses, que classificaram como transformadora e única. Ao conhecer uma nova cultura, diferentes disciplinas e um novo modo de ensino, os intercambistas ganharam confiança e autonomia.

 

Emocionados, os estudantes relembraram momentos da vivência de três meses, que classificaram como transformadora e única. Ao conhecer uma nova cultura, diferentes disciplinas e um novo modo de ensino, os intercambistas ganharam confiança e autonomia. 

 

Presente na cerimônia de formatura realizada no País de Gales, a secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, destacou o papel do programa na vida dos jovens participantes. “A iniciativa foi criada com a missão de construir caminhos onde a distância já existiu, criar oportunidades onde havia dúvidas; abrir portas para que nossos jovens do Distrito Federal possam ver, experimentar e transformar o mundo com a força de suas próprias histórias”, declarou.

 

A gestora ressaltou que toda a comunidade escolar do Distrito Federal está muito orgulhosa da participação de todos os intercambistas.

 

“Aqui no País de Gales, vocês enfrentaram o frio, a linguagem diferente, abraçaram novas rotinas, provaram novos sabores, aprenderam novas formas de pensar e — acima de tudo — descobriram habilidades que talvez não soubessem que tinham”, relatou.

 

 

 

A iniciativa foi criada com a missão de construir caminhos onde a distância já existiu, criar oportunidades onde havia dúvidas; abrir portas para que nossos jovens do Distrito Federal possam ver, experimentar e transformar o mundo com a força de suas próprias histórias. 

Hélvia Paranagua, secretária de educação do DF

 

 

Novos aprendizados

 

E foi em um discurso feito na língua inglesa, aprimorada durante o intercâmbio realizado, que Igor Pereira, 17 anos, aluno do Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (Cemeit) e do Prembrokeshire College, relatou os aprendizados que obteve com a experiência internacional.

 

“Nós aprendemos sobre os nossos próprios sentimentos e sobre a cultura de diminuir o ritmo. Aprendemos como nos mantermos calmos diante de situações difíceis, e como isso pode nos ajudar a solucionar situações”, disse.

 

Além disso, Igor destacou o poder de escolha que foi concedido aos discentes que definiram o que gostariam de estudar assim que chegaram ao college. “A gente teve a chance de escolher as matérias, e acho que isso nos ajudou a criar um senso de pensamento crítico sobre o nosso futuro ao responder uma simples pergunta: o que eu quero estudar?”

 

 

Maria Fernanda Caldeira, 17 anos, aluna do Centro Educacional (CED) Stella dos Cherubins Guimarães Trois, que participou do programa no NPTC Group of Colleges, destacou a coragem dos estudantes de estar ali. “Nós honramos o nome do programa, construindo pontes para o mundo. E agora, mais do que nunca, queremos explorar ainda mais o que a vida tem a nos mostrar”, disse.

 

Momentos marcantes

 

O início da despedida dos docentes foi marcado por muita emoção e pelas lembranças que os estudantes brasileiros levarão na mala. A diretora de jornada estudantil do Prembrokeshire College, Eva Rees, relembrou um momento muito aguardado pelos alunos: o primeiro contato com a neve.

 

“Nunca neva em novembro, mas para vocês, nós fizemos acontecer. Eu sei que, desde o primeiro dia, vocês estavam ansiosos para saber se veriam neve. E vocês não só viram como aproveitaram ao máximo. Fizeram anjos, bonecos e guerra de bolas de neve. Tenho certeza de que vocês sempre se lembrarão da primeira vez que viram a neve”, relembrou.

 

Ao final, Eva agradeceu a presença dos estudantes, que, segundo ela, “trouxeram alegria, energia e inspiração” para o college no qual é diretora. Já o CEO do NPTC Group of Colleges, Mark Dacey, agradeceu a confiança da Secretaria de Educação na instituição onde atua desde 2013. E, no final, arriscou uma palavra em português: “Obrigado!”.

 

Programa Pontes para o Mundo

 

O Pontes para o Mundo é um programa de intercâmbio educacional executado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), que oferece a estudantes da rede pública de ensino do DF a oportunidade de vivência internacional.

 

A primeira edição ocorreu entre setembro e dezembro de 2025, no Reino Unido, onde os alunos selecionados foram direcionados para diferentes colleges na Inglaterra, País de Gales e Escócia.

 

A partir do próximo ano, o número de vagas do programa será ampliado. A previsão é de que o Pontes para o Mundo também seja expandido para outros países como Japão, Alemanha e Espanha. Além disso, para transformar a iniciativa em um programa permanente, a Secretaria de Educação encaminhará um projeto de lei à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar