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Estudantes da rede pública recebem premiação FAPDF de CTI

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Prêmio celebra a conquista dos alunos na produção de projetos científicos

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

 

Na última quarta-feira (13), estudantes da rede pública foram premiados durante a 3ª edição do Prêmio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal de Ciência, Tecnologia e Inovação (FAPDF de CTI). A premiação é voltada para pesquisadores, servidores, estudantes do ensino médio e profissionais de comunicação que se destacaram na promoção da ciência e da tecnologia no Distrito Federal. A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, esteve presente na solenidade e expressou orgulho pelos alunos vencedores.

 

Estou muito feliz em ver que temos, aqui como finalistas, três estudantes de escola pública. É maravilhoso observar o desenvolvimento desses estudantes, que hoje estão sendo reconhecidos por seus trabalhos científicos, que trazem uma perspectiva inovadora para problemas reais de maneira sustentável. A contribuição desses trabalhos para toda a sociedade é grande”, destacou a secretária.

 

Representando o Centro de Ensino Médio e Integrado (CEMI) do Gama e o Centro de Ensino Médio (CEM) 111 do Recanto das Emas, os estudantes Isabely Vieira Dantas, Henry de Medeiros e Pedro Augusto Ornelas foram reconhecidos por inovações que vão desde soluções para segurança alimentar até a preservação do meio ambiente e a melhoria da infraestrutura urbana.

 

Projetos vencedores

 

Isabely Vieira Dantas, de 17 anos, do CEMI Gama, desenvolveu o projeto “Hortas hidropônicas verticais para segurança alimentar”, uma proposta que utiliza técnicas de cultivo sem o uso de terra, com água e nutrientes, para criar hortas verticais. A iniciativa oferece uma alternativa sustentável e acessível para a produção de alimentos frescos e saudáveis.

 

O estudante Pedro Augusto, de 18 anos, do CEMI Gama, foi premiado pelo projeto “Birdseye”, um sistema de monitoramento da qualidade do asfalto utilizando inteligência artificial. O projeto visa identificar e prevenir problemas na pavimentação urbana, oferecendo uma solução inovadora para o gerenciamento e a conservação das vias públicas.

 

Henry de Medeiros, de 17 anos, do CEM 111, apresentou o projeto “Captação de água da chuva e irrigação automatizada com uso sustentável da água”, que propõe um sistema eficiente de captação de água da chuva para irrigação, buscando diminuir o desperdício e promover o uso consciente dos recursos hídricos. “Nossa sensação é incrível de realização, né? De poder mostrar que a gente pode aprender brincando, que nem tudo é tão difícil, e ajudar a desmistificar a ciência, porque a ciência é para todos”, reforçou Henry.

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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