21.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoEstudante do DF participa do Parlamento Juvenil do Mercosul

Estudante do DF participa do Parlamento Juvenil do Mercosul

Publicado em

Etapa internacional do programa ocorreu em agosto, em Foz do Iguaçu

Por Redação, Ascom/SEEDF

 

 

Protagonismo juvenil e educação integrada. A estudante Cecília Lopes, 17 anos, do Centro de Ensino Médio Ave Branca (CEMAB) de Taguatinga, representou o Distrito Federal na etapa internacional do Programa Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). Realizado em agosto, entre os dias 11 e 15, em Foz do Iguaçu (PR), o encontro reuniu jovens de escolas públicas dos países-membros do bloco – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – para debater o tema “Mercosul digital: Juventudes e a Inteligência Artificial”.

 

O evento tem o objetivo de criar um espaço de diálogo que fortaleça o protagonismo juvenil e incentive a elaboração de propostas para desafios comuns à região. Durante a etapa nacional do programa, Cecília apresentou uma iniciativa que estimula o protagonismo juvenil no plantio de árvores, como ação direta para enfrentar os efeitos da falta de arborização e da industrialização nas cidades. Ela foi escolhida para levar a proposta e expectativa da juventude brasiliense para a etapa internacional.

 

 

Durante os quatro dias de programação, os participantes conheceram o funcionamento das instituições do Mercosul, discutiram problemas coletivos e aprenderam a construir consensos democráticos. Além disso, desenvolveram habilidades de liderança, pensamento crítico e expressão de ideias, por meio de debates e trabalhos colaborativos.

 

Os estudantes não atuaram em uma simples simulação. Como parlamentares eleitos, discutiram soluções, apresentaram projetos e redigiram, de forma coletiva, a Declaração Regional, que será entregue ao Parlamento do Mercosul (Parlasul) agora em outubro.

Atividades culturais

 

A programação incluiu atividades culturais, ambientais e pedagógicas, como uma visita ao Marco das Três Fronteiras, símbolo da união entre Brasil, Argentina e Paraguai, e à Ponte Internacional da Fraternidade, iluminada com as cores do Mercosul – azul, verde e branco. A abertura contou com uma apresentação do grupo Corpo de Dança Folclore, Tradição e Cultura, celebrando a identidade latino-americana com música e dança.

 

 

Os estudantes também realizaram uma trilha no Parque Nacional do Iguaçu e conheceram as famosas Cataratas do Iguaçu, além de participarem de debates e formações na Universidade da Integração Latino-Americana (Unila). Um dos momentos marcantes foi a elaboração de mensagens, que serão enterradas em uma cápsula do tempo no futuro campus Arandu da universidade.

 

 

                                  

 



Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar