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Escola Classe 510 do Recanto das Emas inaugura estação de energia renovável

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A expectativa é de que, em breve, a estação produza energia para mais três escolas da região

Soraia Cantanhede, Ascom/SEEDF

 

 

Em uma iniciativa sustentável e inovadora, a Escola Classe 510 do Recanto das Emas inaugurou nesta quinta-feira (7) a primeira usina de energia fotovoltaica. A unidade recebeu a instalação de 90 módulos fotovoltaicos, com geração mensal de mais de 6.500kwh, proporcionando economia anual de aproximadamente R$ 70 mil reais para Secretaria de Educação do DF.

 

A instalação da usina na escola é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal, o deputado distrital Martins Machado, e o deputado federal Rafael Parente, que destinaram R$ 70 mil de emenda parlamentar.

 

O projeto contou, desde o início, com o apoio da Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas. A coordenadora regional de ensino do Recanto, Mariana Ayres, destacou o projeto pioneiro na região. “É uma oportunidade para nós abraçarmos um futuro mais sustentável, e também para liderarmos a transição para uma sociedade mais consciente, unindo forças em prol da população“, ponderou.

 

Do ponto de vista econômico, a instalação também representa um avanço. “Essa inauguração é um marco, pois a usina será capaz de fornecer energia para abastecer mais três escolas, gerando mais economia para cidade. Investir em energia fotovoltaica foi uma decisão inteligente, tanto do ponto de vista ambiental, quanto econômico“, destacou.

 

 

Projeto pedagógico

 

A diretora da EC 510, Patrícia Henriques, destacou que além de promover a inauguração do disposito, a escola desenvolveu um projeto pedagógico para trabalhar a usina com as crianças.

 

Esse projeto é trabalhado com as crianças para que elas entendam a importância desse momento aqui na escola e de termos uma energia sustentável. Elas estão encantadas com todo o trabalho e compreendem tudo. O que significam as placas, como isso gera energia, como isso reduz o gasto com a energia comum”, explicou.

 

O impacto positivo na vida das crianças é notável. Agora, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre sustentabilidade de maneira prática, integrando conceitos ambientais ao currículo escolar.

 

Quem explica essa tecnologia verde é a aluna da EC 510, Yasmin Sofia. “Eu aprendi que a energia limpa tem que ser renovável e ela traz muito benefícios para a escola e para a comunidade, além de gerar economia. Então a gente gasta muito menos, quando utiliza as placas solares. Todo mundo sai ganhando.”

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

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