16.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoEncontro reúne educadores para debater educação museal

Encontro reúne educadores para debater educação museal

Publicado em

Ação integra a 22ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 13 a 19 de maio

Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

A 22ª Semana Nacional de Museus (SNM) teve início nesta segunda-feira (13), com o propósito de reunir educadores para discutir educação museal e territórios culturais, fortalecendo a interação desses espaços com a sociedade e a educação. A abertura, em Brasília, promoveu rodas de conversa entre educadores sobre esses temas e incluiu uma visita mediada à exposição “Os Ventos que Hão de Vir”, no Museu Nacional da República do Distrito Federal.

 

Estiveram presentes na cerimônia a diretora de Educação em Tempo Integral do Distrito Federal (SEEDF), Érica Soares Martins, a professora Martita Icó, abordando a conexão entre a educação no DF e a pesquisa realizada no Museu da Educação, a professora Alessandra Bittencourt, que tratou dos territórios culturais, a historiadora da Universidade de Brasília (UnB), Renata Almendra, a professora e museóloga do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marielle Costa, além do professor, pesquisador e escritor Wélcio de Toledo, da Subsecretaria de Educação Integral (Subin) da SEEDF, entre outros convidados.

 

 

Esta é uma semana especial que acontece em todo o país, em celebração ao Dia Nacional do Museu (18 de maio), buscando fortalecer a relação entre museus, educação e pesquisa, reconhecendo sua importância no desenvolvimento educacional e cultural da comunidade“, afirmou Érica Martins, diretora de Educação em Tempo Integral da SEEDF.

 

Érica também destacou a participação dos estudantes da rede pública de ensino. “Durante a semana, os territórios culturais que integram nossa portaria conjunta com a Secretaria de Cultura receberão os estudantes da rede de ensino, onde será enfatizado o papel dos museus na pesquisa e educação sobre os territórios culturais. As visitas propõem atividades pedagógicas mediadas por professores cedidos à SECEC por meio do Projeto Territórios Culturais“, afirmou.

 

A Semana Nacional de Museus é um evento cultural coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. Neste ano, o tema escolhido foi “Museus, Educação e Pesquisa”. Em Brasília, o encontro é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Secretaria de Cultura e Economia Criativa (SECECDF), o Ibram e a UnB.

 

Roda de Conversa

 

A roda de conversa contou com a presença do professor e pesquisador Wélcio de Toledo, Renata Almendra e a coordenadora de Museologia Social e Educação do Ibram, Marielle Costa. “Territórios culturais representam mais do que meros equipamentos públicos de cultura. São espaços de identidade, memória e conhecimento. Vão além de uma simples visita ao museu, tornando-se espaços de formação“, destacou Renata Almendra. “É através desse diálogo entre o professor da Secretaria de Educação, inserido em um equipamento cultural, dentro de um projeto mais amplo, que a educação museal se fortalece“, concluiu.

 

 Confira a programação: 
13/5 – 10hMuseu Nacional da República

(a visita será realizada durante a roda de conversa)

14/5 – 9h às 11hCentro Cultural Três Poderes
15/5 – 9h às 11hMemorial dos Povos Indígenas
16/5 – 9h às 11hMuseu do Catetinho

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar