19.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoEncontro celebra protagonismo de escolas da rede pública na Educação em Tempo...

Encontro celebra protagonismo de escolas da rede pública na Educação em Tempo Integral

Publicado em

Mostra audiovisual, webinário e entrega do Selo Ouro valorizaram projetos criativos e inclusivos

Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF

 

 

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou, nos dias 25 e 26, a 2ª Mostra e o 3º Encontro de Educação em Tempo Integral, com foco na inclusão, criatividade e valorização de práticas inovadoras da rede pública. Com o tema “Incluir e Criar: possibilidades da Educação Integral em Tempo Integral”, a programação contou com exibições audiovisuais no Cine Brasília, entrega do Selo Ouro de Compromisso com a Educação Integral, além de debates e formações promovidas por meio de webinário na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Eape).

 

Presente no evento, o secretário executivo substituto da SEEDF, Jean François, destacou que a educação integral contribui para uma formação mais completa dos estudantes e os prepara melhor para o mercado de trabalho. “A educação integral é um mecanismo que oferece uma formação mais ampla para nossas crianças e jovens, preparando-os para o mundo do trabalho”, afirmou.

Inclusão bilíngue

 

Das 36 escolas que enviaram trabalhos, oito foram selecionadas para exibição no cinema. A subsecretária de Educação Inclusiva e Integral (Subin), Vera Lúcia Ribeiro, destacou a participação inédita das escolas bilíngues para surdos. “Somos a única rede que possui escolas bilíngues de surdos em tempo integral. Não se trata apenas de ampliar o tempo, mas de ampliar as oportunidades e o desenvolvimento da criança”, afirmou. Segundo ela, os vídeos apresentados são “documentários vividos pelos estudantes, dentro da realidade da escola”.

 

 

A diretora de Educação em Tempo Integral da Subin, Érica Soares, destacou a estratégia de divulgação. Os trabalhos enviados comporão uma mostra virtual disponível no site da Secretaria. “Isso facilita a integração entre gestores, que poderão conhecer outras realidades e até adaptar projetos”, explicou.

 

O evento também contou com representantes do Ministério da Educação. O coordenador-geral de Ensino Médio do MEC, José Ricardo Albernás, reforçou a importância das ações do GDF. “O MEC promove uma política nacional de tempo integral há muito tempo. Em 2023, implementamos uma política mais ampla, o Programa Escola em Tempo Integral, que abrange toda a educação básica. Para ele, o tempo integral amplia as oportunidades de desenvolvimento das capacidades dos estudantes.”

 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar