Evento foi realizado nesta quarta (13) com a presença da secretária de Educação, Hélvia Paranaguá
Por Bruno Grossi, Ascom/SEEDF
A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) promoveu nesta quarta-feira (13) o seminário “Letramento Científico e Difusão das Ciências na Educação Básica e Formação Continuada“. O evento celebrou os 10 anos da Revista Com Censo – Estudos Educacionais do DF (RCC), com palestras sobre o letramento científico e a produção de conhecimento acadêmico. O seminário foi realizado no auditório da Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape).
A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, participou da solenidade de abertura e destacou a importância da Eape como referência nacional, celebrando a trajetória da Revista Com Censo. “A Eape é referência em formação continuada, não só no Distrito Federal, mas em todo o Brasil. Futuramente, quando quiserem saber o que aconteceu na SEEDF desde 2014, poderão recorrer à Revista Com Censo, onde estão registrados produtos de excelência, tratando de temas como a criação da Política Nacional do Ensino Médio, entre outras mudanças que vêm acontecendo na educação“, afirmou.
A Eape é referência em formação continuada, não só no Distrito Federal, mas em todo o Brasil
Hélvia também elogiou o trabalho dos servidores que contribuíram para o desenvolvimento e expansão da revista, incluindo iniciativas como a Com Censo Júnior, voltada para os estudantes. “A Com Censo gerou filhos, como a Com Censo Júnior, com pesquisas e materiais produzidos pelos nossos alunos. Parabéns a todos os servidores da Eape, que têm contribuído com competência e dedicação para tornar essa iniciativa um marco na nossa história“, destacou a secretária, lembrando os pioneiros do projeto.
A mesa de abertura do evento foi composta, ainda, pela diretora da Eape, Linair Moura; pela editora-chefe e cofundadora da revista, Raquel Moreira; e pelo cofundador da publicação, professor Danilo Luiz Maia, entre outras autoridades. O seminário contou com uma exposição virtual de todas as capas já publicadas da revista, seguida por três mesas de debate que abordaram temas como o desenvolvimento da RCC e a importância da publicação científica no tripé “formação-pesquisa-publicação”.
A diretora da Eape, Linair Moura, agradeceu à secretária Hélvia Paranaguá pelo apoio contínuo à revista Com Censo. “Seu apoio foi fundamental para que a revista estivesse aqui na Eape. Esse suporte fortalece nosso trabalho e é essencial para o crescimento da Com Censo“, afirmou Linair. Ao refletir sobre os dez anos de trajetória da Com Censo, Linair destacou os desafios e a importância da longevidade do periódico.
“Manter uma publicação científica por uma década é um grande feito, especialmente em uma época em que tudo muda rapidamente. Lutar pela permanência da Com Censo é um trabalho muito significativo para a educação básica”, afirmou.
O futuro da Revista Com Censo
Linair também falou sobre as metas de crescimento e o futuro da publicação. “Estamos sempre pensando adiante; a editora-chefe Raquel e sua equipe já estão projetando 2034. Este é um dia de celebração, mas também de agradecimento por tudo que ainda queremos construir juntos“, completou a diretora, parabenizando todos os envolvidos direta e indiretamente no sucesso da Com Censo.
Raquel Moreira, editora-chefe da revista, celebrou o evento como um marco importante para refletir sobre o impacto da publicação ao longo dos últimos dez anos. “A importância dessa celebração é mostrar o quanto a Com Censo, junto aos professores, protagonistas desse trabalho, tem contribuído para formar pessoas e estimular a pesquisa na educação básica”, comentou Raquel. Ela explicou ainda que a iniciativa tem sido valiosa para os professores compartilharem suas pesquisas e experiências, funcionando tanto como um recurso pedagógico quanto como um espaço de fala.
Raquel também falou sobre a Com Censo Jovem, lançada há três anos, que traz uma abordagem diferenciada. “Os alunos da educação infantil ao ensino médio são os protagonistas, e os professores atuam como facilitadores. Isso tem permitido que temas variados sejam abordados pelos estudantes em artigos científicos e relatos”, explicou Raquel. “A revista é pluritemática e conecta diferentes projetos da secretaria, contribuindo para o letramento científico e o engajamento dos nossos alunos e professores”, completou.
Educação científica
O seminário organizado pela EAPE, sede das Revistas Com Censo (RCC) e Com Censo Jovem (RCCJ), reuniu professores, estudantes, pesquisadores e gestores, promovendo reflexões sobre a educação científica e o papel das publicações acadêmicas na formação continuada e na educação básica. O evento debateu a trajetória dos periódicos, os desafios da popularização da ciência e as perspectivas futuras para a divulgação científica.
A celebração dos 10 anos da RCC aconteceu com uma programação intensa e reflexiva, reunindo especialistas e autoridades para discutir o impacto da publicação científica na educação básica e os desafios da disseminação do saber. A primeira mesa temática foi intitulada “O Começo” e revisitou a trajetória dos periódicos científicos da SEEDF, incluindo a criação da RCC e da RCCJ. Participaram do debate os primeiros autores e parceiros da RCC, entre eles o professor Nonato Menezes, da SEEDF, e a professora Jaqueline Barbosa, da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Letramento Científico
Durante a tarde, ocorreu a mesa “O Presente”, que debateu o letramento científico, seu papel na democratização do saber e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A mesa contou com a participação da professora Emilie Pedrecal, da SEEDF, e do professor Robson Câmara, da EAPE, além das palestrantes do dia, a diretora da EAPE, professora Linair Moura, e a professora Juana Nunes, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
O evento seguiu com a mesa “O Futuro”, abordando os desafios e oportunidades da divulgação científica na educação básica. O debate teve a presença dos editores da RCC e de líderes de Grupos de Pesquisa da EAPE. Destacou-se ainda a palestra do professor Renato Carvalheira do Nascimento, editor da Revista Brasileira de Pós-Graduação (RBPG), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que trouxe uma visão sobre o futuro da divulgação científica.
No encerramento da programação, foi realizado o lançamento da Edição Online da Revista Com Censo – RCC#38, trazendo novos debates e insights sobre a pesquisa e a educação científica no Brasil. A edição comemorativa trouxe artigos e relatos acadêmicos sobre a importância do letramento científico na educação básica.