Servidores da Educação interessados podem se cadastrar até 10 de agosto
Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF
A Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) abriu, nesta segunda-feira (28), as inscrições para os percursos formativos do segundo semestre de 2025. Os servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) interessados em ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar suas práticas pedagógicas podem se inscrever até o dia 10 de agosto, pelo site oficial da Eape.
Os cursos ofertados são gratuitos e voltados para os servidores efetivos e temporários das carreiras de Magistério Público e Assistência à Educação. Também seguem abertas as vagas para professores de unidades parceiras da educação infantil.
Os percursos formativos da Eape contemplam uma variedade de temáticas, organizadas por eixos como:
• Inclusão e Educação Especial
• Gestão Educacional
• Educação e Sustentabilidade
• Metodologias e Práticas Pedagógicas
• Tecnologias e Inovação
• Política Nacional do Ensino Médio
• Mobilidade e Trânsito
• Formação para a EJA
As formações são oferecidas nos turnos matutino, vespertino, noturno e em formato EaD, o que garante mais flexibilidade de participação aos servidores. A lista completa de cursos pode ser acessada aqui.
Somente em 2024, mais de 10 mil servidores participaram das formações promovidas pela Eape. No primeiro semestre de 2025, o número de atendimentos chegou a 12.522. Com a ampliação da oferta e a diversidade de temas, a expectativa é de que o número de participantes seja ainda maior no segundo semestre deste ano.
Tecnologia
“Estamos animados em colocar em prática, neste semestre, o percurso ‘Horizontes Digitais: Inovações para Educadores do Futuro’”, destaca Luciana de Almeida, diretora de Formação e Pesquisa da Eape.
O percurso integra o Programa Horizontes Digitais, criado pela Portaria nº 264. Ele se apoia em três pilares: o domínio das tecnologias digitais em sala de aula, a formação contínua dos profissionais da educação e a garantia da infraestrutura necessária para a efetiva aplicação dos recursos.
Capacitação
Dentre os destaques da programação também estão os cursos Inteligência Artificial na Educação: Práticas Pedagógicas para o Século XXI; Agroecologia como Matriz Formativa na Escola do Campo; Educação em Tempo Integral: Premissas e Práticas Pedagógicas para a Educação Básica e Trilha Formativa do Programa Superação; voltados à recomposição das aprendizagens nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.
Já na área da inclusão, cursos como Deficiência Intelectual: Aporte para Prática Pedagógica; Conhecendo a Trissomia do 21; Educação Precoce: Interações com Alunos com Deficiência e TEA e Sistema Braille Integral – Leitura e Escrita, seguem como fundamentais para o fortalecimento da educação inclusiva na rede pública de ensino.
A Eape também reafirma seu compromisso com a superação do analfabetismo e a valorização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mais de 15 cursos estão disponíveis para professores dessa modalidade, distribuídos por Regionais de Ensino e voltados tanto a educadores da rede quanto a educadores populares.