26.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoEape abre inscrições para percursos formativos no 2º semestre de 2025

Eape abre inscrições para percursos formativos no 2º semestre de 2025

Publicado em

Servidores da Educação interessados podem se cadastrar até 10 de agosto

Por João Pedro Eliseu, Ascom/SEEDF

 

 

A Unidade-Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (Eape) abriu, nesta segunda-feira (28), as inscrições para os percursos formativos do segundo semestre de 2025. Os servidores da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) interessados em ampliar seus conhecimentos e aperfeiçoar suas práticas pedagógicas podem se inscrever até o dia 10 de agosto, pelo site oficial da Eape.

 

Inscreva-se aqui

 

Os cursos ofertados são gratuitos e voltados para os servidores efetivos e temporários das carreiras de Magistério Público e Assistência à Educação. Também seguem abertas as vagas para professores de unidades parceiras da educação infantil.

 

Os percursos formativos da Eape contemplam uma variedade de temáticas, organizadas por eixos como:

Inclusão e Educação Especial
Gestão Educacional
Educação e Sustentabilidade
Metodologias e Práticas Pedagógicas
Tecnologias e Inovação
Política Nacional do Ensino Médio
Mobilidade e Trânsito
Formação para a EJA

 

As formações são oferecidas nos turnos matutino, vespertino, noturno e em formato EaD, o que garante mais flexibilidade de participação aos servidores. A lista completa de cursos pode ser acessada aqui.

 

Somente em 2024, mais de 10 mil servidores participaram das formações promovidas pela Eape. No primeiro semestre de 2025, o número de atendimentos chegou a 12.522. Com a ampliação da oferta e a diversidade de temas, a expectativa é de que o número de participantes seja ainda maior no segundo semestre deste ano.

Tecnologia

 

Estamos animados em colocar em prática, neste semestre, o percurso  ‘Horizontes Digitais: Inovações para Educadores do Futuro’”, destaca Luciana de Almeida, diretora de Formação e Pesquisa da Eape.

 

O percurso integra o Programa Horizontes Digitais, criado pela Portaria nº 264. Ele se apoia em três pilares: o domínio das tecnologias digitais em sala de aula, a formação contínua dos profissionais da educação e a garantia da infraestrutura necessária para a efetiva aplicação dos recursos.

Capacitação

 

Dentre os destaques da programação também estão os cursos Inteligência Artificial na Educação: Práticas Pedagógicas para o Século XXI; Agroecologia como Matriz Formativa na Escola do Campo; Educação em Tempo Integral: Premissas e Práticas Pedagógicas para a Educação Básica e Trilha Formativa do Programa Superação; voltados à recomposição das aprendizagens nos anos iniciais e finais do ensino fundamental.

 

Já na área da inclusão, cursos como Deficiência Intelectual: Aporte para Prática Pedagógica; Conhecendo a Trissomia do 21; Educação Precoce: Interações com Alunos com Deficiência e TEA e Sistema Braille Integral – Leitura e Escrita, seguem como fundamentais para o fortalecimento da educação inclusiva na rede pública de ensino.

 

A Eape também reafirma seu compromisso com a superação do analfabetismo e a valorização da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mais de 15 cursos estão disponíveis para professores dessa modalidade, distribuídos por Regionais de Ensino e voltados tanto a educadores da rede quanto a educadores populares.

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar