25.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoCRE do Paranoá recebe oficina contra bullying e cyberbullying

CRE do Paranoá recebe oficina contra bullying e cyberbullying

Publicado em

Cerca de 300 pessoas entre servidores e estudantes participaram do evento

Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) realizou nesta quarta-feira (04) a 2ª Oficina “Conexão Segura: Juntos Contra o Bullying e Cyberbullying”. O evento, voltado para a formação de servidores da educação, contou com a participação de mais de 300 pessoas incluindo professores, estudantes e especialistas em segurança no ambiente escolar. A solenidade foi realizada no auditório da Coordenação Regional de Ensino (CRE) do Paranoá.

 

A iniciativa conjunta da SEEDF por meio da Assessoria Especial de Cultura da Paz, do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc/PMDF), da Escola Superior de Polícia Civil (ESPC/PCDF), têm o intuito de fortalecer a segurança e o bem-estar nas escolas.

 

A abertura da oficina contou com a presença da chefe da Assessoria Especial de Cultura da Paz da SEEDF, Ana Beatriz Goldstein, e do subsecretário de Escolas de Gestão Compartilhada da Secretaria de Segurança Pública (SSP), coronel Alexandre Lima Ferro. Também estiveram presentes Carolina Resende, do Grupo de Apoio à Segurança Escolar (GASE) do Ministério Público do DF, e o capitão Marcos Silva, do Comando do Batalhão de Policiamento Escolar.

 

Estou muito feliz por estar aqui falando sobre essas temáticas tão importantes nas escolas. É crucial construir uma cultura de respeito e segurança com os professores e os alunos. A presença de autoridades de segurança ajuda a fortalecer essa mensagem e garante que nossos estudantes se sintam protegidos e apoiados”, explicou Ana Beatriz.

 

O coronel Alexandre Lima Ferro destacou que a violência no meio escolar é séria e preocupante e considerou a necessidade de integrar a segurança pública e a educação cada vez mais no ambiente escolar. “Aqui no DF, a colaboração entre a Educação e a Segurança Pública tem mostrado resultados positivos. A realização de eventos de capacitação e a criação de um Congresso de Segurança Escolar são passos importantes para promover a cultura de paz e garantir um ambiente escolar seguro para todos”, destacou Lima Ferro.

Protagonismo estudantil

 

O evento também apresentou o Projeto “Vem Comigo” e as Equipes de Ajuda, proposta realizada no Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Guará, demonstrando o compromisso da escola com a promoção de um ambiente escolar sem violência. “O projeto é muito bacana, me sinto muito feliz em poder contribuir com a escola e os professores. Na escola temos várias iniciativas como cartazes, rodas de conversa, assembleias com os pais. É uma iniciativa do bem que ajuda a combater não só o bullying mas também qualquer outro problema dentro da escola”, conta a estudante Julia Viana, de 17 anos.

Palestras

 

Pela manhã, a palestra principal foi conduzida pelo sargento da Polícia Militar do DF, Luiz Guilherme Bastos Oliveira, que abordou o tema do bullying e o cyberbullying de maneira geral. Durante a apresentação, Bastos ressaltou a importância de uma abordagem integrada para combater essas práticas.

 

Precisamos unir esforços entre a escola, a família e a comunidade para criar um ambiente mais seguro e acolhedor para todos os alunos.”, afirmou. “Ao trabalharmos juntos, podemos criar um ambiente escolar mais seguro e eficaz, oferecendo às nossas crianças e jovens as ferramentas necessárias para lidar com essas questões”, finalizou.

 

Na parte da tarde, o agente de Polícia Marcelino Amaral, da Escola Superior de Polícia Civil, ofereceu uma palestra sobre “Dicas Práticas de Segurança Contra Crimes Virtuais“, abordando estratégias para proteger os estudantes no ambiente digital.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar