Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF
A Corregedoria da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) deu início à execução do plano de ação De ponta a ponta… De ponto a ponto… Um encontro!, desenvolvido no contexto do Programa Corregedoria em Ação. A iniciativa tem como objetivo estreitar o relacionamento com as unidades escolares, promover diálogo qualificado com servidores e disseminar práticas que reafirmam a responsabilidade no exercício da função pública.
Desde outubro de 2025, nove unidades escolares já receberam a visita da equipe da Corregedoria, alcançando 198 servidores, entre professores, coordenadores, diretores e demais profissionais. As visitas ocorreram em regiões como Plano Piloto, Taguatinga, Núcleo Bandeirante, Guará, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Planaltina e Brazlândia. A última visita aconteceu no dia 10 de dezembro, na Escola Classe 01 do Incra 08, em Brazlândia.
Ana Paula Gadelha, corregedora da Educação da SEEDF, destacou os resultados alcançados pela iniciativa. “Estamos muito satisfeitos com os resultados iniciais da ação De ponta a ponta… De ponto a ponto… Um encontro!. Nosso objetivo principal é promover a prevenção, qualificar o diálogo e reforçar a responsabilidade no exercício da função pública, levando informações claras sobre o papel da Corregedoria, o regime disciplinar e os fatores que mais frequentemente resultam em Processos Administrativos Disciplinares, como previsto no artigo 180 da Lei nº 840/2011”, afirmou.
A ação busca aproximar a Corregedoria da realidade cotidiana das escolas da rede pública de ensino por meio de encontros presenciais realizados durante os períodos de coordenação coletiva. Nessa fase inicial, o planejamento contempla uma escola classe vinculada a cada uma das Coordenações Regionais de Ensino.
Durante os encontros formativos, a Corregedoria esclarece, em linguagem acessível, seu papel institucional, os principais aspectos do regime disciplinar e os fatores que mais frequentemente resultam na instauração de Processos Administrativos Disciplinares e sindicâncias. O caráter preventivo e educativo da ação reforça o compromisso da pasta com a integridade e o cuidado com seus servidores.
A corregedora ressaltou que o trabalho é fundamental para reduzir desvios de conduta, ampliar a segurança dos servidores em sua atuação cotidiana e fortalecer a cultura de integridade em toda a rede pública de ensino.
“O que nos motiva a continuar e expandir esta iniciativa é a avaliação positiva dos servidores participantes. Temos recebido retornos entusiasmados, com muitos afirmando como foi importante e esclarecedora esta ação para o trabalho diário, chegando, inclusive, a solicitar novas visitas. Essa resposta comprova que o caminho para a integridade é o diálogo, a confiança e a prevenção”, complementou Ana Paula.
De acordo com o planejamento, as unidades escolares remanescentes serão contempladas no primeiro trimestre de 2026, após o início do ano letivo. “Seguiremos de ponta a ponta, levando este conhecimento a todas as Coordenações Regionais de Ensino e fortalecendo o compromisso com a qualidade do serviço prestado à nossa sociedade”, finalizou a corregedora.


