18.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoCIL do Guará recebe debate sobre novo Plano Nacional de Educação

CIL do Guará recebe debate sobre novo Plano Nacional de Educação

Publicado em

Seminário discutiu diretrizes que orientarão educação pelos próximos dez anos

Por Giordano Bazzo, Ascom/SEEDF

 

 

O Centro Interescolar de Línguas do Guará (CILG) foi palco, nesta quarta-feira (17), do 27º Seminário do Plano Nacional de Educação (PNE). O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) em parceria com a Comissão Especial da Câmara dos Deputados, reuniu profissionais da educação, especialistas e comunidade escolar para debater o Projeto de Lei nº 2.614/2024.

 

As diretrizes focam na ampliação da oferta educacional, melhoria da qualidade do ensino, promoção da inclusão, valorização dos profissionais da educação.

 

O novo plano substituirá o documento que vigorou entre 2014 e 2024, período em que apenas duas das 20 metas estabelecidas foram cumpridas integralmente, caso da formação de mestres e doutores. A proposta atual prevê 18 objetivos a serem alcançados até 2035, abrangendo desde a educação infantil até o ensino superior.

 

Durante o seminário, a coordenadora da Regional de Ensino do Guará, Karine Silva Pereira Rodrigues, destacou a importância do evento para a construção coletiva de políticas educacionais. “Este é um momento fundamental para reflexões sobre os avanços, desafios e diretrizes do PNE, que é a base para uma política educacional inclusiva”, afirmou.

 

A deputada federal Tabata Amaral, relatora do projeto, explicou que a iniciativa de percorrer o país com as discussões busca garantir a participação ampla na elaboração do documento. “A construção do Plano Nacional de Educação não poderia ser feita por um pequeno grupo na Câmara dos Deputados”, ressaltou. Ela informou que o seminário no DF foi o último debate público antes da apresentação da primeira versão do relatório.

 

O projeto contempla áreas como alfabetização, ensino fundamental, médio, profissional e tecnológico. As diretrizes focam na ampliação da oferta educacional, melhoria da qualidade do ensino, promoção da inclusão, valorização dos profissionais da educação e garantia de financiamento para o setor.

 

                                  



Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar