A redução da violência é resultado da parceria da SEEDF com a PMDF
Por Agência Brasília* | Edição: Paulo Soares
A Polícia Militar do Distrito Federal, por meio do Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc), promove um trabalho contínuo e eficaz na prevenção e mediação de conflitos dentro e no entorno das unidades de ensino da capital. Prova disso é a significativa redução de 29% no número de ocorrências de brigas e agressões registradas no ambiente escolar entre janeiro e agosto de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024.
Enquanto no ano passado foram contabilizados 1.023 casos desse tipo, em 2025 o número caiu para 730 ocorrências — uma diminuição que reflete a atuação estratégica e integrada do Batalhão Escolar, que atende a 1.647 unidades de ensino, entre públicas e privadas.
“Nesta segunda (15), celebramos os dois anos da Assessoria Especial de Cultura de Paz (AECP), criada com o propósito de fomentar o diálogo, a mediação de conflitos e a promoção da cultura de paz nas escolas. Esse trabalho, somado à atuação de parceiros como o Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc), tem produzido resultados concretos e reforça nosso compromisso com a construção de ambientes educativos cada vez mais acolhedores e seguros“, destaca a Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, sobre a colaboração entre os órgãos para o combate à violência.
Segundo a comandante do Batalhão Escolar, Tenente-Coronel Sellani, o resultado é fruto da presença constante da polícia nas escolas e da parceria com gestores, professores, pais e alunos. “O policiamento ostensivo escolar é realizado por meio de um roteiro de patrulhamento, que garante visitas às escolas e a cobertura do perímetro, trazendo mais segurança às 1.647 unidades de ensino do Distrito Federal. Quando o batalhão é acionado, conduzimos as partes envolvidas à delegacia para que sejam tomadas as devidas providências”, explicou.
O BPEsc também desenvolve palestras, campanhas educativas e projetos de prevenção à violência, além de atuar na mediação de conflitos. A unidade mantém interlocução permanente com a comunidade escolar e intensifica a presença em áreas com maior demanda de ocorrências. A Polícia Militar reforça que qualquer situação de violência deve ser imediatamente comunicada pelo número 190, para que o Batalhão Escolar possa agir de forma rápida e eficaz.
“A secretaria tem trabalhado de maneira integrada e intersetorial com os órgãos de segurança pública, de saúde e de justiça e cidadania, apresentando um resultado satisfatório. Nós elaboramos um protocolo de procedimentos de orientação em caso de violência na escola, então o diretor e os outros profissionais de educação sabem o passo-a-passo do que devem fazer e como observar sinais que precedem possíveis ataques. Em dois anos, atingimos mais de 10 mil educadores com palestras e orientações sobre essa temática“, ressalta Ana Beatriz Goldstein, chefe da Assessoria Especial pela Paz nas Escolas.
Com essas ações, a PMDF reafirma seu compromisso de proteger integralmente a comunidade escolar, reduzir os conflitos e promover a tranquilidade de estudantes, professores e familiares.
*Com informações da Polícia Militar do Distrito Federal