21.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoAlunos viram chefs por um dia em gincana do CEM 01 do...

Alunos viram chefs por um dia em gincana do CEM 01 do Guará

Publicado em

Oficina com chef italiano faz parte da competição escolar MasterChef Estudantil

Por Thays de Oliveira, Ascom/SEEDF.

 

 

Na oficina de culinária do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 do Guará, estudantes aprenderam com o renomado chef italiano Rosário Tessier, a história do prato carbonara, e colocaram a mão na massa, mostrando que cozinha também é lugar de trabalho em equipe. A atividade fez parte da 19ª edição da gincana cultural, social e esportiva da escola, que valoriza o aprendizado, a convivência e os talentos dos alunos.

 

Na quarta-feira (1º), Tessier ministrou pela segunda vez o Workshop MasterChef Estudantil. A oficina é a etapa preparatória para a prova final da competição culinária, que será realizada em 9 de outubro na escola com a presença dos jurados, que avaliam os critérios de preparo, limpeza e divisão de tarefas. A prova contará pontos para a classificação geral da gincana, e a equipe vencedora será premiada com um passeio coletivo.

 

O chef Rosário ensina aos estudantes como preparar um prato porque haverá uma prova específica do MasterChef Estudantil, e a receita será avaliada. A ideia é mostrar que é possível cozinhar bem gastando pouco”, explicou a diretora do CEM 01 do Guará, Cynara Martins.

 

Pela segunda vez como parceiro da gincana do CEM 01 do Guará, o italiano falou sobre a riqueza da culinária brasileira, marcada pela diversidade de ingredientes de um país continental, e o prazer de ensinar aos estudantes aspectos da gastronomia italiana.

 

Quando venho ao Brasil, aprendo muitas coisas novas. É inspirador ver a curiosidade dos jovens. Na cozinha, cada detalhe faz diferença, e se um deles for esquecido, o resultado pode mudar completamente”, afirmou.

 

MasterChef especial

 

Para a estudante Maria Clara Amarante, 18 anos, do 3º ano, a Prova MasterChef tem um sabor especial. Ela enxerga na competição uma oportunidade única de aprendizado e convivência.

 

A gincana é diferente de outras escolas porque oferece várias possibilidades. Se eu não quero fazer esporte, posso escolher algo cultural, como soletrar, criar mascote ou bandeira. É uma semana muito divertida, em que já fiz muitas amizades com colegas que antes eu só conhecia de vista”, disse.

 

Apaixonada por culinária, Maria Clara destaca a expectativa para a prova deste ano. “Essa é a atividade que eu mais gosto. Participei nos anos anteriores, já tive a experiência com o chef e até reproduzi em casa uma receita que aprendi. Agora estou ansiosa para aprender o carbonara”, conta a aluna.

 

Meninos na cozinha

 

Victor Eduardo de Oliveira, 18 anos, também comemora a chance de aprender com um chef renomado. Apaixonado pela culinária desde os cinco anos, o aluno vê na oficina uma oportunidade única de aprimorar técnicas e trabalhar em equipe.

 

Aprender com um chef italiano foi uma experiência incrível. O mais especial foi ver como cada colega tem um estilo próprio e como conseguimos cooperar para que tudo desse certo”, destacou.

 

A professora de culinária no contraturno do integral da escola, Thalita Magalhães, afirma que os benefícios das aulas vão além da preparação para a gincana. “Eles aprendem a trabalhar em equipe, dividir espaço, organizar o ambiente, evitar desperdícios e valorizar os alimentos. Muitos alunos passaram a experimentar novos sabores e até cozinham para a família”, contou.

 

Criada há 19 anos, a gincana na escola reúne todas as turmas em equipes mistas para uma semana de provas e desafios. A programação inclui ações sociais, como doações ao Hemocentro e a instituições de acolhimento. As tarefas envolvem conhecimentos gerais, práticas inclusivas e diferentes talentos dos estudantes.

 

MasterChef Estudantil no CEM 01 do Guará

 

 

 

 

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar