Ao todo, 99 estudantes comemoraram a conclusão dos cursos de inglês, francês, alemão e espanhol
Por Maria Eduarda Cardim, Ascom/SEEDF
Os Centros Interescolares de Línguas (CILs) do Distrito Federal estão com inscrições abertas para o próximo semestre letivo. O prazo começou no último dia 15 e segue até 9 de janeiro. Os benefícios do estudo de outras línguas além da nativa são inúmeros, e os estudantes que passam pelos CILs confirmam a qualidade do ensino e as mudanças de vida proporcionadas por meio da formação.
O Centro Interescolar de Línguas (CIL) 01 de Brasília, que neste ano celebrou 50 anos de existência, formou, na última semana, 99 alunos nos cursos de inglês, francês, alemão e espanhol. A cerimônia marcou a conclusão do ciclo avançado do ensino de diferentes idiomas. Presente no evento, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, fez o discurso de abertura. Professora de língua inglesa, a gestora destacou os diversos benefícios proporcionados pelo aprendizado de um novo idioma.
“A gente sabe dos inúmeros benefícios que o estudo de uma língua estrangeira traz para quem estuda. Benefícios cognitivos, sociais e culturais; a possibilidade de viajar com mais segurança, entendendo melhor o que se demanda em outro país; poder interagir, assistir a um filme ou a uma peça em outra língua. E um dos mais importantes é conhecer novas culturas e pessoas por meio desse estudo“, afirmou.
Hélvia destacou a trajetória do CIL 01 de Brasília, que comemorou 50 anos de existência em agosto deste ano, e agradeceu a participação na formatura. “É sempre muito significativo participar desse momento de conclusão de curso. No caso dos CILs, muitas vezes o aluno retorna para aprender uma outra língua“, pontuou.
A diretora do CIL 01, Dóris Scolmeister, agradeceu a presença da secretária no evento. “Somos gratos à SEEDF por todo o apoio e pela presença em nossos eventos. Este ano foi especial: comemoramos 50 anos de excelência e dedicação e, para coroar tudo, terminamos o semestre como a segunda melhor escola de espanhol do Brasil!“, destacou.
Avaliação positiva da qualidade do ensino

Esse é justamente o plano da estudante de francês Sara Lasse, de 36 anos. A arquiteta conseguiu a vaga por meio do sorteio da comunidade e, desde 2021, estuda o idioma no CIL 01. Agora formada, ela já se inscreveu para concorrer a uma vaga no curso de japonês.
“O ensino no CIL é muito bom. Antes de estudar francês na rede pública, eu já havia feito o curso em instituições particulares, e a qualidade do ensino não deixou a desejar de nenhuma forma“, relatou.
Ela também ressaltou o impacto do aprendizado de idiomas em sua trajetória pessoal e profissional. “A gente nunca perde ao conhecer outras culturas e se comunicar com outras pessoas. Usei esses idiomas e tive a oportunidade de conseguir vagas de trabalho, atuar como intérprete, conviver com pessoas de diferentes nacionalidades, e isso enriqueceu muito a minha vida pessoal“, completou.
O estudante do Centro de Ensino Médio (CEM) Setor Leste, Ian Pedro Passos, de 18 anos, formou-se no curso de inglês e ressaltou a importância do idioma em sua vida.
“O inglês ajuda em quase todas as áreas da vida, não só na acadêmica. O CIL me trouxe uma base de inglês maravilhosa, que eu demoraria muito mais tempo para aprender se fosse sozinho. Para mim, vai ajudar muito na vida profissional, porque pretendo ser programador, e o inglês é essencial nessa profissão“, afirmou.


