Mais de mil estudantes visitarão o evento que fala sobre mercado de trabalho
Por Andressa Rios, Ascom/SEEDF
O NAU Fest 2024 é um evento que acontece em diversos países da América Latina promovendo o encontro de estudantes com grandes empresas, por meio de experiências educativas, com foco em temas como: futuro do trabalho, habilidades empreendedoras, inteligência artificial e sustentabilidade. No Brasil, o encontro, estruturado pela organização social Junior Achievement (JA), acontece em todas as regiões do país. De terça (22) à quinta (24), os estudantes do Distrito Federal participam do evento no Parque Tecnológico de Brasília (BIOTIC).
Brasília é a última capital visitada pelo NAU Fest, que passou anteriormente por Macapá (AP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e Vitória (ES). Cerca de 1.400 alunos da rede pública do DF estão previstos para visitar o local nos três dias de evento. A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, e a subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, acompanharam o evento e participaram de diversas dinâmicas propostas pelos organizadores.
Hélvia enfatizou a importância da participação dos alunos da rede pública nestes eventos. “É o segundo ano que a gente traz os estudantes da rede pública de ensino para esse evento, e é de extrema importância trazê-los para vivenciar a experiência de um misto de tecnologia com empreendedorismo, até mesmo para que eles possam ser protagonistas de suas próprias histórias”.
Além do Brasil, o evento também acontece no Chile, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Peru, El Salvador e Uruguai. Para a subsecretária de Educação Básica, Iêdes Braga, a troca de experiências entre estudantes de diversas localidades aqui do DF no evento é o diferencial do evento.
“Além de adentrar nesse mundo do empreendedorismo, os alunos também compartilham experiências com estudantes de outras unidades escolares. Sempre que nos deparamos com oportunidades como essa, nós abraçamos fortemente, pois apesar de estarmos na capital do país, temos alguns alunos com poucas oportunidades de vivenciar essa troca de conhecimento, principalmente nesse lugar que inspira inovação”, comentou.
A programação do evento conta com palestrantes do Sebrae, Nestlé, Senai, Google, Embaixada dos Estados Unidos, entre outros. Uma das escolas que vivenciou a experiência foi o Centro de Ensino Médio Taguatinga Norte (CEMTN), que levou seus alunos para participar da programação nesta terça-feira (22).
João Victor Corrêa, de 17 anos, aluno do colégio, explicou de que forma as palestras vão auxiliar os estudantes. “Eu acho que as pessoas podem adquirir vários conhecimentos ao decorrer do evento. Pode ajudar futuramente na carreira dos estudantes, porque muitas vezes os jovens precisam de uma estrutura, de pessoas que guiem no caminho“, ponderou.
Júlia Costa, de 16 anos, também estudante do CEMTN, falou sobre a importância do direcionamento no mercado de trabalho. “Nós somos uma geração bem consumista, né? Então, eu acho que tem muita gente que precisa de um incentivo para trabalhar. Eu já trabalho, mas têm jovens que não sabem por onde começar. Acho legal dar um direcionamento para eles”.
O evento é realizado em parceria com diversas empresas como a Gerdau, Nestlé, Sebrae, Delta, Educational Foundation, Banco de Brasília (BRB), entre outros. O presidente da JA Brasil, Junior Baruffi, agradeceu imensamente aos parceiros e reforçou a proposta do evento. “O NAU Fest 2024 é um evento que vai muito além das nossas expectativas, das nossas fronteiras e reflete o nosso compromisso global em transformar a educação do nosso país por meio de uma educação empreendedora“, disse.