14.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalEducaçãoAlunos da rede pública competem em etapa distrital das Paralimpíadas Escolares 2025

Alunos da rede pública competem em etapa distrital das Paralimpíadas Escolares 2025

Publicado em

Seletiva reuniu paratletas em busca de vagas na fase nacional, marcada para novembro, em São Paulo

Por Ícaro Henrique, Ascom/SEEDF

 

 

Com determinação e talento, estudantes paratletas da rede pública de ensino do Distrito Federal participaram, no sábado (9), da etapa distrital do Meeting Paralímpico, seletiva que define os representantes locais para as Paralimpíadas Escolares 2025. Realizada anualmente, a competição reúne atletas de todas as unidades da federação em diversas modalidades esportivas, como bocha, natação, tênis de mesa, badminton, entre outras.

 

A seletiva é o primeiro passo para que os alunos garantam uma vaga na fase nacional do evento, que acontece de 17 a 29 de novembro, em São Paulo. As disputas do atletismo ocorreram no Centro Olímpico da Universidade de Brasília (UnB), onde estava o técnico de atletismo da Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), Halley Pereira, que acompanhou os estudantes da rede pública e falou sobre a importância da competição.

 

É um evento que vai muito além da inclusão, mas que reconhece a habilidade e valoriza o talento de cada um deles. As modalidades disputadas incluem provas de lançamentos, arremessos e corridas de 100, 200, 400 e 1.500 metros, além de provas para cadeirantes e atletas da classe Petra, que utilizam um triciclo adaptado para competir. Participam alunos com paralisia cerebral, deficiências intelectuais, visuais e diversas outras condições”, disse.

 

O paratleta Iarley Félix, 14 anos, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 28 de Ceilândia, foi um sucesso nas provas de arremesso e lançamentos, conquistando duas medalhas de prata, no peso e no dardo, e uma de ouro no disco. Portador de paralisia cerebral, ele já participou por dois anos consecutivos da etapa nacional e aguarda a convocação para representar a Capital Federal novamente. “Quero competir bem e trazer mais medalhas para casa”, afirmou.

Apoio da família e amigos

 

 

Ana Júlia Teixeira Alves, 13 anos, aluna do 7º ano no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 07 da Asa Norte, já soma 15 medalhas no atletismo e se prepara para tentar a terceira participação na etapa nacional. Portadora de paralisia cerebral, Júlia conta com o apoio constante da família.

 

A Júlia é muito feliz, esforçada e dedicada. Desde os 30 dias de vida, ela é acompanhada pelo Hospital Sarah, onde conhecemos o esporte e vimos a importância para o desenvolvimento dela”, disse a mãe, Rosânia Teixeira Campos.Passamos a acompanhar as competições, algo que não tínhamos antes. Os resultados dela no esporte têm sido motivo de orgulho para todos nós”, completou o pai, Paulo Henrique.

 

Outra aluna que acumula medalhas no esporte escolar paralímpico é a Juliana Gomes Ferreira, 17 anos, do Centro de Ensino Médio (CEM) 01 de São Sebastião. Com 51 medalhas no atletismo, ela já participou três vezes da etapa nacional das Paralimpíadas Escolares.

 

 

“Já competi na resistência, na velocidade e hoje faço um pouco de tudo. Entrei no atletismo aos 14 anos, depois de perder meu pai. No início, eu não gostava de correr, mas minha professora insistiu e me motivou. Na minha primeira competição, conquistei duas medalhas de ouro e percebi que queria levar o esporte para a vida. Entre os momentos mais marcantes, lembro mais da prova dos três mil metros, quando conquistei o terceiro lugar”, relembrou.

 

A amiga Vitória de Souza, 14 anos, do 5º ano, também encontrou no atletismo uma paixão que já lhe rendeu 20 medalhas. “Eu ia fazer balé, mas era muito longe. Então, minha mãe me inscreveu no atletismo e amei. Já viajei bastante para competir, mas o que mais gosto é de ganhar medalha. Treino pela manhã e estudo à tarde, e ainda consigo fazer muitas amizades, como a Juliana, que conheci nas competições”, contou animada.

 

Meeting Paralímpico

Fonte: Secretaria de Estado de Educação do DF

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar