Selecionados atuarão como alfabetizadores ou tradutores intérpretes de Libras em ações de alfabetização para adultos. Voluntários que já atuam assinarão um termo aditivo vigente até dezembro
Por Thays de Oliveira, Ascom/SEEDF
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para novas turmas do Programa DF Alfabetizado Saldo Remanescente – Edição 2025 da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Interessados em atuar nas novas turmas podem inscrever-se entre os dias 21 de julho e 3 de agosto de 2025, por meio de formulário eletrônico.
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Além disso, o compromisso dos alfabetizadores e coordenadores que estão atuando desde do início do primeiro semestre será estendido até dezembro de 2025. Para tanto, a assinatura do Termo Aditivo pelos voluntários que alcançarem, no mínimo, 70% de aproveitamento no processo avaliativo, ocorrerá no dia 1º de agosto de 2025.
O objetivo é atender jovens (a partir dos 15 anos), adultos e pessoas idosas da classe trabalhadora, promovendo o acesso à alfabetização em todo o DF. Os voluntários selecionados receberão bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 1.600. As atividades ocorrerão nos turnos matutino, vespertino ou noturno, de acordo com a necessidade da comunidade.
Critérios exigidos para candidatar-se:
• Ser brasileiro ou estrangeiro em situação legal.
• Ter 18 anos completos até a data de divulgação do edital.
• Possuir, no mínimo, diploma ou declaração de conclusão de licenciatura (preferencialmente em • Pedagogia).
• Estar quite com a Justiça Eleitoral.
• Ter Certificado de Reservista (homens).
• Realizar busca ativa e captação dos alfabetizandos para formar as turmas.
A carga horária mínima semanal é de 15 horas, com, no mínimo, 240 horas de atividades de alfabetização no total.

As aulas deverão ser realizadas em espaços públicos autorizados com apenas uma turma por turno e local. Professores da rede pública do DF podem participar, havendo compatibilidade de horários.
Após preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá enviar, entre os dias 21 de julho e 3 de agosto de 2025, um único e-mail para o endereço: [email protected], contendo todos os documentos exigidos no edital. Os arquivos devem estar em formato PDF.