28.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioDistrito FederalCulturaGDF premia artesãos e artesãs pela excelência dos trabalhos

GDF premia artesãos e artesãs pela excelência dos trabalhos

Publicado em

Cerca de 450 artesões e artesãs receberam, na manhã desta segunda-feira (31/3), o Troféu Mérito Artesãs e Artesãos do Distrito Federal – uma honraria instituída pelo Governo do Distrito Federal para reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais que se destacam pela criatividade, dedicação e contribuição para a cultura e o empreendedorismo em todo o DF.

 

A premiação teve como objetivo homenagear talentos que representam, com excelência, a comunidade artesã, preservando suas tradições, valorizando sua arte e destacando sua importância para o desenvolvimento social e cultural do Distrito Federal.

 

 

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, destacou que, ao se falar de artesanato, “nos lembramos de emoção, nos lembramos de cuidado, das milhares de mães-solo que sustentaram e sustentam seus filhos com esta atividade”. Para Celina Leão, “não é fácil fazer uma premiação como esta porque nós temos mais de 15 mil artesãos aqui no DF. Aquilo que vocês produzem, criam, faz parte da história do Distrito Federal”. A vice-governadora lembrou que a história de Brasília se confunde com a história do artesanato, fazendo referência ao legado da artesã Maria do Barro – que incentivou milhares de mulheres a também produzir.

 

Na mesma linha, o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, ressaltou que o desejo do GDF é cuidar de pessoas, de cuidar da cidade. “Brasília se consolida, cada vez mais, não apenas como capital da República no campo da política, mas como a capital dos grandes eventos, da diversidade de atividades culturais – nesse museu a céu aberto. É importante lembrar que, além de todas as memórias, nossos turistas levam – impulsionados pelo turismo e por essa força artística e cultural que nós temos – um pedacinho de Brasília. E esse pedaço da nossa cidade vem muito das mãos desse artesanato, da arte, desse verdadeiro dom divino de transformar emoções, a cultura e, principalmente, as histórias em uma peça artesanal que os acompanha daqui para outros estados e para o mundo. Sabemos que quando uma peça é produzida ali está a alma do artesão e a alma desta cidade”, destacou Abrantes.

 

Presente ao evento, o Secretário de Governo, José Humberto, informou que o governador Ibaneis determinou que em 60 dias seja apresentado novo projeto para a Feira da Torre. Portaria nesse sentido já foi publicada na semana passada e o grupo de trabalho está trabalhando. “Tudo que estiver lá [na Feira da Torre] e não estiver ligado à cultura da cidade, ao trabalho dos artesãos, será realocado”, garantiu o secretário.

 

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como o Secretário de Turismo, Cristiano Araújo; a Secretária de Educação, Hélvia Paranaguá; a Secretária da Mulher, Giselle Ferreira, além de dirigentes do Sebrae.

Fonte: SECEC

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar