
Nesta sexta-feira, 21 de março, no Centro de Ensino Fundamental (CEF) Queima Lençol (RODOVIA DF-325 KM 8/9 CHÁCARA PATRICIA, SETOR HABITACIONAL FERCAL SOBRADINHO), às 10h e 14h (para alunos dos dois turnos), será lançado o projeto “Construindo a Cultura de Paz”. A Escola Classe Vicente Pires, a Escola Classe 10 de Sobradinho e a Escola Classe Riacho Fundo também receberão as atividades do projeto. O Instituto Latinoamerica é o proponente da iniciativa, idealizada pelas educadoras e escritoras, Débora Bianca e Lair Franca, e executada por meio de um Termo de Fomento da Secretaria de Educação do DF. Informações pelo Instagram @paz.pazito

“É no ‘chão da escola’ que ocorre a transformação social que vislumbramos, mesmo com tantas dificuldades que ainda observamos no cotidiano educacional. É fato que por meio de ações educativas contundentes e significativas conseguimos marcar positivamente os seres humanos. O futuro que queremos começa na escola e, por meio dela, estende-se à família e à sociedade. Ao vivenciarmos a cultura de paz nas instituições de ensino, estaremos formando cidadãos acessíveis à cultura de paz no campo social – uma necessidade que grita dentro de todos nós”, diz a educadora.


O mascote – Pazito, o passarinho da palavra – Para tornar ainda mais leve e lúdico o projeto, foi criado o “Pazito, o passarinho da palavra”, o mascote do projeto. . Na atividade desta sexta ele será apresentado.
Atividades – Dentre as atividades do lançamento no CEF Lençol Queimado teremos: a entrega da flâmula da Paz, para que a escola seja um espaço significativo para a construção da Cultura de Paz; a execução da canção Paz pela Paz, o plantio da árvore da Paz e o abraço coletivo na escola -(espaço de pertencimento e construção da Cultura de Paz).
O projeto- “Construindo a Cultura de Paz” abrange ações em quatro Escolas Públicas do Distrito Federal – Centro de Ensino Fundamental (CEF) Queima Lençol, Escola Classe Vicente Pires, a Escola Classe 10 de Sobradinho e a Escola Classe Riacho Fundo- que atendem estudantes matriculados no Ensino Fundamental I – Anos Iniciais, de forma a incentivar a construção da Cultura de Paz bem como a prevenção ao Bullying, desenvolvendo as seguintes ações: oficinas e palestras para educadores, vivências reflexivas e oficinas para estudantes, distribuição de livros literários físicos, realização de momento de culminância participativa e inclusiva envolvendo toda a comunidade escolar.
Equipe – Para sair do papel, o projeto conta com um time de profissionais da área de educação e cultura. Além de Débora e Lair, o projeto conta com Andrea Kluge Pereira, Íris Borges, Luciano Monteiro, Ângelo Augusto de Oliveira, Flávia Ribas, Gilberto Alves Barbosa e Leila Miguez Salgado e João Vieira.
Lair Franca – professora dedicada e escritora talentosa que acredita que a palavra é uma ferramenta poderosa para transformar o mundo e ensinar as crianças sobre a importância da paz e do respeito ao próximo. Lair trabalha incansavelmente para levar histórias inspiradoras às escolas, ajudando a construir um ambiente mais harmonioso para todos. Ela também é psicopedagoga e contadora de histórias. Ela escreve livros infantis e participa de encontros com autores e oficinas que falam sobre temas importantes como bullying, inclusão e meio ambiente. Lair junto com a Débora trabalha para tornar o ambiente escolar mais acolhedor e livre de violência.