
Nesta sexta e sábado (21 e 22), o Centro Cultural Renato Russo recebe a 3ª TEIA/Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura do Distrito Federal, encontro organizado pela Rede Cultura Viva DF. Com o tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, o evento marca a culminância de um amplo ciclo de mobilização territorial e promove o diálogo entre arte, política cultural e ação comunitária.
A programação de dois dias reúne cortejos culturais, mesas de debate, formação de grupos de trabalho, plenárias e apresentações artísticas, fortalecendo o compromisso com a Política Nacional Cultura Viva (PNCV), a primeira política pública de base comunitária do Brasil, e preparando as diretrizes que serão levadas para a etapa nacional da TEIA, em Aracruz (ES), em 2026.
O primeiro dia será voltado à celebração da diversidade, às expressões populares e ao debate institucional. A partir das 8h, o público será recebido com acolhida cultural, coffee break e uma Feira de Economia Solidária, onde Pontos de Cultura do DF irão expor produtos artesanais, ecológicos e gastronômicos.
Durante a programação, o encontro contará com apresentações de palhaçaria, poesia, bumba-meu-boi, forró, chorinho, viola, capoeira, frevo, teatro de mamulengo e muito mais. A iniciativa também terá a presença de representantes do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF e da Rede Cultura Viva DF para reafirmar o compromisso com a justiça climática e com o fortalecimento da PNCV.
O segundo dia será dedicado ao fortalecimento da rede e aos encaminhamentos futuros. A mesa “Fortalecimento da Rede Cultura Viva Distrital” abordará a gestão de Pontos de Cultura, elaboração de projetos e estratégias colaborativas. Já a mesa sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) discutirá suas interfaces com a cultura viva e perspectivas para os próximos ciclos de fomento. Além da Plenária Final, momento decisivo para a eleição dos delegados que representarão o Distrito Federal na Teia Nacional 2026.
A realização da TEIA/Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura do DF, sob a coordenação da Rede Cultura Viva DF, é um marco fundamental na preparação local para o 6º Teia Nacional dos Pontos de Cultura, que ocorrerá no Espírito Santo, em março de 2026. Este encontro no Distrito Federal se articula diretamente com a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), uma das principais fontes de fomento cultural do Brasil.
O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, Secretaria de Cultura do Distrito Federal, Comissão Nacional dos Pontos de Cultura e Rede Distrital do Ponto de Cultura, além do suporte estratégico do OMNI – Instituto de Desenvolvimento Social. Essa união de forças entre sociedade civil organizada e governo federal e distrital visa fortalecer o debate sobre a cultura como prática viva nos territórios, com foco no tema “Pontos de Cultura pela Justiça Climática”, e selecionar a delegação do DF para o grande encontro nacional.
“A TEIA é o nosso grande encontro: a celebração das culturas populares e de tudo o que produzimos nos Pontos de Cultura. No Fórum, construímos caminhos e diretrizes para o Estado com a força da sociedade civil. Discutir crise climática e transição energética sem os povos originários, quilombolas e culturas tradicionais é impossível. Somos os territórios vivos que defendem a natureza. Viva os Pontos de Cultura!” afirma Walter Cedro, Coordenador da TEIA/Fórum dos Pontos de Cultura do DF e representante dos Pontos do DF na Comissão Nacional dos Pontos de Cultura.
Sobre a Rede Cultura Viva DF
A Rede Cultura Viva DF articula Pontos e Pontões de Cultura reconhecidos pelo Ministério da Cultura (MinC), atuando na consolidação da PNCV (Lei nº 13.018/2014). Cada Ponto e Pontão funciona como um núcleo de memória, criação e participação social, iluminando o território com práticas culturais que reafirmam a diversidade, a resistência e a potência das comunidades do Distrito Federal.
SERVIÇO
3ª TEIA/Fórum dos Pontos e Pontões de Cultura do DF
Tema: Pontos de Cultura pela Justiça Climática
Data: 21 e 22 de novembro
Local: Centro Cultural Renato Russo – Brasília/DF
Horário: A partir das 8 horas
Entrada: Gratuita
Redes sociais: @redeculturavivadf | @sececdf | @minc | @culturavivaoficial

