Foto: Lino Tagashi
Madrugada de ontem trouxe um espetáculo celestial, com a Lua mais próxima e brilhante, iluminando o céu da capital
Na madrugada de ontem, o céu de Brasília foi palco de um verdadeiro espetáculo celestial: a Superlua. Maior e mais brilhante do que o habitual, o satélite natural da Terra iluminou intensamente a cidade proporcionando uma visão deslumbrante para todos os que puderam apreciar o fenômeno.
Uma Superlua ocorre quando a Lua cheia coincide com o ponto de sua órbita mais próximo da Terra, conhecido como perigeu. Desta forma, neste período, a Lua parece até 14% maior e 30% mais brilhante do que uma Lua cheia comum. Na capital federal, o fenômeno foi particularmente impressionante devido ao céu claro que permitiu uma visibilidade perfeita.
Por volta da meia-noite, quem olhou para o céu se deparou com uma Lua imponente, quase tocando as estrelas, iluminando Brasília com sua luz prateada. A Superlua parecia tão próxima que, por um momento, a impressão que dava era que se esticássemos as mãos, poderíamos tocá-la. As redes sociais foram inundadas por postagens e relatos do evento, com muitos expressando a admiração pelo espetáculo raro.
Além da beleza, a Superlua também tem um significado especial para muitas culturas ao redor do mundo, sendo percebida como um momento de reflexão e renovação. Não é todo dia que podemos testemunhar um fenômeno como esse, que nos arremete ao quão grande o universo é, e de como somos pequenos diante dele.
Para os amantes da astronomia e para quem apenas admira a beleza do céu noturno, a Superlua de ontem ficará na memória como uma noite mágica, onde Brasília se conectou com o cosmos de uma forma única. Se você perdeu o show lunar, não se preocupe: novas Superluas ainda estão por vir, mas a experiência de ontem, com certeza será difícil de superar.