O Seminário Internacional de Políticas Culturais, referência no campo dos estudos e pesquisas relacionadas às políticas culturais, chega a sua 12ª edição em 2023. O evento, que ocorrerá entre os dias 16 e 20 de outubro, é uma realização do Ministério da Cultura e da Fundação Casa de Rui Barbosa, por meio do Setor de Pesquisa de Políticas Culturais e da Cátedra Unesco de Políticas Culturais e Gestão.
Depois de um hiato de três anos, o encontro reunirá especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas à área de políticas culturais, com o objetivo de divulgar trabalhos e promover debates no campo das ações políticas, das reflexões históricas, das reflexões teóricas e de práticas. O seminário será composto por seções de conferências, palestras e mesas de comunicações individuais, sendo aberto para o público em geral.
“A Fundação Casa de Rui Barbosa se orgulha em oportunizar o espaço para os encontros e debates em que, historicamente, as grandes questões das políticas culturais brasileiras são pautadas. O Seminário tem acompanhado, ao longo dos anos, o desenvolvimento das políticas públicas de cultura no Brasil e seus temas importantes como a política nacional de Cultura Viva, a participação social, o Sistema Nacional de Cultura, a Política Nacional das Artes, entre outros”, afirma Alexandre Santini, presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, onde o Seminário será realizado.
Programação
A conferência de abertura, com o tema Inspirações para as políticas culturais: brasilidades e africanidades será conduzida pelo antropólogo e professor brasileiro-congolês Kabenguele Munanga. Além dele, o Seminário contará com a apresentação e discussão de trabalhos de pesquisadores, professores e fazedores culturais que atuam – ou têm como objeto de estudo – a área das políticas culturais.
Foram selecionados 117 trabalhos de todas as regiões do país e de Moçambique, Inglaterra, Paraguai e da Argentina, sobre diversos eixos temáticos, tais como, gestão cultural, cultura de juventude, patrimônio material e imaterial, fomento, Lei Aldir Blanc, territorialização da política, formação cultural, audiovisual, direito cultural, entre outros.
Santini reforça ainda a importância da participação da sociedade. O evento, que é presencial e gratuito, está sujeito à lotação do espaço. Os interessados devem se inscrever aqui. Atividades diárias, como palestras e mesas, ocorrerão das 10h às 20h. Os participantes inscritos receberão certificados.
Acesse a programação completa aqui.
Serviço
XII Seminário Internacional de Políticas Culturais
Data: 16 a 20 de outubro de 2023
Hora: Consulte a Programação
Local: Fundação Casa de Rui Barbosa, Rua São Clemente, 134 – Botafogo, Rio de Janeiro
Outras informações
Andréa Terra
Coordenadora do Gabinete da Secretaria Executiva – MinC
(21) 3289 4613
[email protected]
[email protected]
Fonte: Ministério da Cultura