20.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaRegião Norte terá 268 delegados culturais na 4ª Conferência Nacional de Cultura...

Região Norte terá 268 delegados culturais na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC)

Publicado em

Com expectativa de reunir mais de 3 mil pessoas em Brasília (DF), a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), vai mobilizar lideranças, produtores culturais, gestores públicos e artistas de todas as regiões do país para debaterem políticas públicas e ações estratégicas de fomento ao desenvolvimento cultural brasileiro. O evento acontece entre os dias 4 e 8 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A região Norte contará com 268 delegados de cultura, que são os participantes com direito a voz e voto nos painéis dos eixos temáticos. Ao todo, o evento terá cerca de 1300 delegados de todas as regiões.

A região Norte estará representada com a seguinte divisão por estados: Acre (42), Amazonas (42), Amapá (42), Pará (37), Roraima (42), Rondônia (43) e Tocantins (20). Everton dos Andes, da cidade de Porto Nacional (TO), é um dos integrantes. Com longa trajetória na área artística-cultural, ele avalia que a retomada da CNC, após dez anos, é uma iniciativa preponderante para fortalecer e resgatar a produção cultural brasileira. “A retomada da Conferência é algo de grande importância para o movimento cultural brasileiro. Abre caminhos para conhecermos e entendermos políticas que acontecem para nos beneficiar, assim como abre espaços para diálogos sobre o que podemos desenvolver e melhorar”, analisa.

Participante ativo de todas as outras edições da CNC, Everton acredita que um dos grandes gargalos da cultura hoje é fazer com que algumas políticas e iniciativas alcancem a todos. “Faço questão de participar desses debates públicos, para contribuir com minha experiência. Temos iniciativas de fomento como a Lei Rouanet ou Aldir Blanc, que precisam chegar em cada vez mais espaços”, declara, ao acrescentar que está empolgado com o impacto do evento no setor cultural. Everton dos Andes é músico, historiador, pesquisador, escritor e cineasta. Seus últimos trabalhos lançados são na área de audiovisual, com o curta-metragem “Terceiro Paredão” e o documentário “O Rio e a Cobra Grande”, ambos retratando histórias pautadas na realidade e na memória do povo de sua região.

Há três categorias de participação na 4ª CNC: delegados (as), que têm direito a voz e voto; convidados (as), que têm direito a voz e observadores (as), que poderão acompanhar todos os debates da Conferência.    

Estão sendo aguardados aproximadamente 1.300 delegados/as escolhidos após uma série de conferências regionais realizadas nos municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal.   

Eixos temáticos   

Nesta edição, serão debatidos seis eixos temáticos importantes para democratização e inclusão, são eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1) Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4), Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5) e  Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6). 

A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e correalizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).  

O Festival da Cultura, que também integra a programação, é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil, como realização do MinC e do CNPC, co-realização da OEI e apoio da Flacso Brasil.    

9h às 18h – Recepção e Credenciamento 

9h – Atividades artísticas 

12h30 às 14h30 – Almoço e Atividades artísticas 

14h30 às 17h – Encontros Nacionais Setoriais e Encontros Nacionais de Gestores 

9h às 18h – Recepção e Credenciamento 

10h às 12h30 – Reuniões Nacionais de Gestores e Reuniões Nacionais Setoriais 

12h30 às 14h30 – Almoço 

13h – Atividades artísticas 

13h às 21h – Fórum Brasileiro de Direitos Culturais 

14h30 às 19h – Plenária de Regulamento Interno da Etapa Nacional 

15h às 20h – Lançamentos de Livros  

19h às 21h – Atividades Autogestionadas 

19h às 21h – Jantar e Atividades artísticas 

20h – Festival da Cultura (área externa) 

9h – Atividades artísticas 

9h às 18h – Início das Inscrições das Moções 

9h às 12h30 – Grupos de Trabalho dos Eixos 

12h às 14h – Atividades artísticas 

14h30 às 18h – Grupos de Trabalho dos Eixos 

15h às 20h – Lançamentos de Livros 

19h às 21h – Atividades Autogestionadas 

19h às 21h – Jantar e Atividades artísticas 

20h – Festival da Cultura (área externa) 

9h – Atividades artísticas 

9h às 13h – Plenária dos 6 Eixos Temáticos 

12h – Encerramento das inscrições das Moções 

12h às 14h – Atividades artísticas 

14h30 às 17h –  Plenárias dos 6 Eixos Temáticos e Lançamentos de Livros 

17h30 às 19h – Abertura da Plenária Final: Moções 

19h às 21h – Atividades autogestionadas 

19h às 21h – Jantar e Atividades artísticas 

20h – Festival da Cultura (área externa) 

9h – Atividades artísticas 

9h às 12h – Plenária final 

12h30 às 14h30 – Almoço e atividades artísticas 

14h30h às 16h – Encerramento da Plenária final  

18h – Festival da Cultura (área externa) 

4ª Conferência Nacional de Cultura  

Data: 4 a 8 de março  

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães/ Brasília  

Outras informações: 

Assessoria de Imprensa MinC  



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar