Com expectativa de reunir mais de 3 mil pessoas em Brasília (DF), a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada pelo Ministério da Cultura (MinC), vai mobilizar lideranças, produtores culturais, gestores públicos e artistas de todas as regiões do país para debaterem políticas públicas e ações estratégicas de fomento ao desenvolvimento cultural brasileiro. O evento acontece entre os dias 4 e 8 de março, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. A região Norte contará com 268 delegados de cultura, que são os participantes com direito a voz e voto nos painéis dos eixos temáticos. Ao todo, o evento terá cerca de 1300 delegados de todas as regiões.
A região Norte estará representada com a seguinte divisão por estados: Acre (42), Amazonas (42), Amapá (42), Pará (37), Roraima (42), Rondônia (43) e Tocantins (20). Everton dos Andes, da cidade de Porto Nacional (TO), é um dos integrantes. Com longa trajetória na área artística-cultural, ele avalia que a retomada da CNC, após dez anos, é uma iniciativa preponderante para fortalecer e resgatar a produção cultural brasileira. “A retomada da Conferência é algo de grande importância para o movimento cultural brasileiro. Abre caminhos para conhecermos e entendermos políticas que acontecem para nos beneficiar, assim como abre espaços para diálogos sobre o que podemos desenvolver e melhorar”, analisa.
Participante ativo de todas as outras edições da CNC, Everton acredita que um dos grandes gargalos da cultura hoje é fazer com que algumas políticas e iniciativas alcancem a todos. “Faço questão de participar desses debates públicos, para contribuir com minha experiência. Temos iniciativas de fomento como a Lei Rouanet ou Aldir Blanc, que precisam chegar em cada vez mais espaços”, declara, ao acrescentar que está empolgado com o impacto do evento no setor cultural. Everton dos Andes é músico, historiador, pesquisador, escritor e cineasta. Seus últimos trabalhos lançados são na área de audiovisual, com o curta-metragem “Terceiro Paredão” e o documentário “O Rio e a Cobra Grande”, ambos retratando histórias pautadas na realidade e na memória do povo de sua região.
Há três categorias de participação na 4ª CNC: delegados (as), que têm direito a voz e voto; convidados (as), que têm direito a voz e observadores (as), que poderão acompanhar todos os debates da Conferência.
Estão sendo aguardados aproximadamente 1.300 delegados/as escolhidos após uma série de conferências regionais realizadas nos municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal.
Eixos temáticos
Nesta edição, serão debatidos seis eixos temáticos importantes para democratização e inclusão, são eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1) Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4), Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5) e Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).
A 4ª CNC é realizada pelo MinC e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), e correalizada pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). Além disso, conta com apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).
O Festival da Cultura, que também integra a programação, é apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil, como realização do MinC e do CNPC, co-realização da OEI e apoio da Flacso Brasil.
9h às 18h – Recepção e Credenciamento
9h – Atividades artísticas
12h30 às 14h30 – Almoço e Atividades artísticas
14h30 às 17h – Encontros Nacionais Setoriais e Encontros Nacionais de Gestores
9h às 18h – Recepção e Credenciamento
10h às 12h30 – Reuniões Nacionais de Gestores e Reuniões Nacionais Setoriais
12h30 às 14h30 – Almoço
13h – Atividades artísticas
13h às 21h – Fórum Brasileiro de Direitos Culturais
14h30 às 19h – Plenária de Regulamento Interno da Etapa Nacional
15h às 20h – Lançamentos de Livros
19h às 21h – Atividades Autogestionadas
19h às 21h – Jantar e Atividades artísticas
20h – Festival da Cultura (área externa)
9h – Atividades artísticas
9h às 18h – Início das Inscrições das Moções
9h às 12h30 – Grupos de Trabalho dos Eixos
12h às 14h – Atividades artísticas
14h30 às 18h – Grupos de Trabalho dos Eixos
15h às 20h – Lançamentos de Livros
19h às 21h – Atividades Autogestionadas
19h às 21h – Jantar e Atividades artísticas
20h – Festival da Cultura (área externa)
9h – Atividades artísticas
9h às 13h – Plenária dos 6 Eixos Temáticos
12h – Encerramento das inscrições das Moções
12h às 14h – Atividades artísticas
14h30 às 17h – Plenárias dos 6 Eixos Temáticos e Lançamentos de Livros
17h30 às 19h – Abertura da Plenária Final: Moções
19h às 21h – Atividades autogestionadas
19h às 21h – Jantar e Atividades artísticas
20h – Festival da Cultura (área externa)
9h – Atividades artísticas
9h às 12h – Plenária final
12h30 às 14h30 – Almoço e atividades artísticas
14h30h às 16h – Encerramento da Plenária final
18h – Festival da Cultura (área externa)
4ª Conferência Nacional de Cultura
Data: 4 a 8 de março
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães/ Brasília
Outras informações:
Assessoria de Imprensa MinC
Fonte: Ministério da Cultura