A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou nesta quinta-feira (23) a relação de projetos inscritos no Programa Funarte Aberta 2023, nos meses de agosto, setembro e outubro deste ano, para ocupação dos espaços culturais da Funarte MG. Clique aqui para conferir a lista.
A chamada pública do Programa Funarte Aberta 2023 – Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte em Minas Gerais e São Paulo tem formato de credenciamento em fluxo contínuo, aberta a projetos artístico-culturais de todas as regiões brasileiras. O programa destina-se à cessão de pauta para nos mais diversos formatos: criação, pesquisa, ensaio, residência; atividades abertas ao público ou gravações em audiovisual; além de ações de formação e de intercâmbio. As áreas atendidas são: artes visuais, circo, dança, música, teatro e artes integradas. A cessão de pauta será gratuita.
Os projetos poderão ser realizados nos seguintes espaços da Funarte: em Belo Horizonte, Minas Gerais, na Funarte MG; em São Paulo, Capital, nas salas do Complexo Cultural Funarte SP (Campos Elíseos), e no Teatro de Arena Eugênio Kusnet – Vila Buarque. Podem participar pessoas físicas, maiores de 18 anos, pessoas jurídicas de direito privado, de natureza cultural e microempreendedores Individuais (MEI), com experiência no campo da cultura e das artes.
No projeto inscrito, poderá ser prevista cobrança de ingressos a preços populares, para apresentações, com valor máximo de R$ 100 e obrigatoriedade de meia-entrada. Será permitida a venda on-line e toda a arrecadação é revertida para a produção do espetáculo. “Para atividades de outras naturezas, a previsão de cobrança deve ser devidamente justificada e será avaliada pela Funarte”.
Também foi lançado o chamamento público do Programa Funarte Aberta 2023 – Ocupação dos Espaços Culturais da Funarte no Rio de Janeiro. As páginas específicas dos editais estão disponíveis abaixo.
Objetivos
As principais finalidades do Programa Funarte Aberta são: promover o acesso de agentes artístico-culturais e a aproximação do público às artes e aos espaços da Funarte; apoiar projetos artístico-culturais oriundos de diversos segmentos, linguagens artísticas, setores da sociedade e territórios de atuação; e estimular a formação e mediação de público, bem como a reflexão crítica; valorizar a produção das artes brasileiras colaborando para o desenvolvimento de sua rede produtiva; e contribuir para a ampliação do acesso e da fruição de bens e serviços artístico-culturais em âmbito nacional –cumprindo as diretrizes do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), do Plano Nacional de Cultura (PNC) e dos Planos Setoriais; e contribuir para a implementação da Política Nacional das Artes no âmbito das políticas culturais do Ministério da Cultura. Conduzida pela Funarte, ela é uma das prioridades do MinC.
Fonte: Ministério da Cultura