24.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaNovo Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual pautaram 4ª Reunião Ordinária...

Novo Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual pautaram 4ª Reunião Ordinária do Conselho Superior do Cinema

Publicado em

O Conselho Superior de Cinema realizou, na última segunda-feira (15), a quarta Reunião Ordinária do Biênio 2023-2025. O encontro, realizado de forma on-line, contou com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes; do secretário-Executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares; da secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga; e do diretor-presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga.

A reunião teve como pauta prioritária a apresentação do cronograma de ações para a elaboração do novo Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual (PDM). A proposta, desenvolvida a partir da agenda estratégica da Secretaria do Audiovisual (SAV), destaca diretrizes e premissas de ação conforme a missão estabelecida pelo MinC. Sua elaboração é uma responsabilidade conjunta da Secretaria do Audiovisual e do Conselho Superior do Cinema.

Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual

Durante a reunião, a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, e o diretor de Formação e Inovação da Secretaria do Audiovisual, Rodrigo Antônio, apresentaram a agenda pública do setor. Também explicaram como a SAV tem trabalhado com as diretrizes do Ministério da Cultura e o reflexo disso na construção de uma agenda estratégica para os próximos anos.

Rodrigo Antônio ressaltou que a atualização do PDM, agora sob responsabilidade da SAV em conjunto com o Conselho Superior de Cinema, incluirá uma série de eventos pelo Brasil. As atividades envolverão a sociedade civil, organizações do setor audiovisual e gestores para construir uma política comprometida com o desenvolvimento de mercado, a coexistência de telas e o enfrentamento das desigualdades socioeconômicas para os próximos 10 anos.

Para Rodrigo, o trabalho da SAV, na articulação entre as duas diretorias, destaca o acesso ao conteúdo e as ferramentas para produção audiovisual como um dos pilares do direito à cultura. “Acesso tem a ver com o exercício da cidadania, representatividade e formação de sujeitos protagonistas de suas histórias. Com a afirmação da cidadania, protegemos e promovemos a diversidade e a democracia sem deixar de mirar no nosso compromisso com o fortalecimento da indústria audiovisual brasileira” afirma.

Contribuições do Conselho Superior de Cinema

A reunião também proporcionou um espaço para que o Conselho Superior de Cinema apresentasse recomendações e diretrizes para a política de investimento do audiovisual do Brasil. As sugestões foram levadas para Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar