A chefe da Cultura, Margareth Menezes, recebeu a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, na sede do MinC, nesta quarta-feira, 25. Eles discutiram pautas e projetos comuns às Pastas, com destaque às ações em comemoração ao Novembro Negro. No dia 20, é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra.
A chefe da Cultura destacou ações desenvolvidas pela Fundação Cultural Palmares, sob o comando de João Jorge. A entidade é referência no debate e lidera no Brasil um agenda ampla e plural. “A Fundação Palmares é um importante órgão de fomento à cultura afro-brasileira. A promoção da cultura é uma forma de promoção de direitos humanos. Temos um enorme trabalho a ser desenvolvido”, pontuou a ministra.
Durante a reunião, os ministros abordaram a importância da cultura na promoção da igualdade racial e no combate às violações de direitos humanos. “A cultura é uma forma de afirmação da identidade e da história dos povos negros no Brasil. A parceria entre os ministérios pode contribuir para a disseminação da cultura afro-brasileira e para o combate ao racismo e à discriminação”, afirmou. Ela também destacou cotas para negros em editais do MinC.
“São muitas pautas, muitas lutas coletivas. A gente sabe que essa luta não começou agora. Estamos montando um Novembro Negro incrível e a gente está trabalhando muito para que não seja somente novembro, seja sempre. Que os nossos passos do presente possam fincar e estar cada vez mais presentes no futuro”, resumiu a ministra Anielle ao final do encontro.
Já o ministro de Direitos Humanos considera fundamental retomar o 20 de Novembro com sua força simbólica, “naquilo que significa para a construção do imaginário de liberdade, republicano, e retomada de luta pela democracia e liberdade no Brasil”. “Essa força de renovar o Novembro é fundamental para nossas lutas e fazer o Estado brasileiro digno para todos os brasileiros”, declarou.
Da equipe do MinC, participaram do encontro o secretário-Executivo, Márcio Tavares; a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg; a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga; a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins, entre outros servidores.
Fonte: Ministério da Cultura