21.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaNo Mercosul Cultural, Comitê Coordenador Regional apresenta resultados da Presidência Pro Tempore...

No Mercosul Cultural, Comitê Coordenador Regional apresenta resultados da Presidência Pro Tempore brasileira

Publicado em

Dentro da programação do Mercosul Cultural, em Porto Alegre, o Comitê Coordenador Regional, instância de trabalho que auxilia a Reunião de Ministros da Cultura, promoveu encontro nesta quinta-feira (27). Na agenda foram apresentados os resultados da Presidência Pro Tempore brasileira. A atividade, realizada de forma híbrida no Memorial Legislativo, no Centro Histórico da capital gaúcha, contou com a participação de representantes de países do bloco e do Ministério da Cultura (MinC).

“Essa reunião traz o significado simbólico da nossa integração, que é diversidade que une, cultura que integra, lema da presidência brasileira. Os encontros são importantes para aprofundar essa integração, que são papéis que firmamos entre nossos países”, declarou na abertura o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MinC, Bruno Melo.

Durante o encontro foram expostos os resultados alcançados durante a Presidência Pro Tempore Brasileira, no segundo semestre de 2025, e os avanços obtidos nas comissões técnicas de Patrimônio Cultural; Artes e Indústrias Culturais e Criativas; de Diversidade Cultural, além do Sistema de Informações Culturais do Mercosul.

Entre os resultados na área de Patrimônio Cultural, destaca-se a chamada de trabalhos que vai contribuir para a preparação da próxima edição do Seminário do Mercosul sobre Patrimônio e Turismo, o Sempat, previsto para o ano de 2026.

No campo de Artes e Indústrias Criativas e Culturais, os países concordaram em criar uma rede de políticas de economia criativa para ampliar o intercâmbio de experiências entre os países e promover ações conjuntas que beneficiem os empreendedores culturais da região.

Já o Comitê de Diversidade Cultural realizou três eventos. Uma oficina sobre os objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que trata da igualdade étnico-racial; e webinarios sobre diversidade cultural no Mercosul e de diversidade linguística. Também foi publicada a primeira versão do volume 5 dos Cadernos da Diversidade Cultural, com tema Povos Indígenas ou Originários. A edição já tem artigos do Brasil e do Paraguai.

Bienal do Mercosul

A atividade nesta quinta-feira também contou com uma apresentação sobre a Bienal do Mercosul e a fundação responsável por um dos maiores eventos de arte contemporânea da América Latina.

“Desde 1990, a Bienal se consolidou como um dos projetos ambientais e visuais mais relevantes da América do Sul. Ao longo de 30 anos, a Fundação Bienal tem proporcionado o uma boa visibilidade para artistas, curadores e agentes culturais. A instituição busca, sobretudo com os países do Mercosul, estabelecer uma associação institucional contínua com o propósito de fortalecer e valorizar a arte que representa nosso território compartilhado. Enfatizou Maria Fernanda Santin, copresidente da fundação, que estava acompanhada do diretor institucional, Vitor Ortiz, e da diretora social, Gabriela Brasil.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar