Entre os dias 4 e 11 de julho, o Ministério da Cultura (MinC) representou o audiovisual brasileiro em três importantes eventos do setor: o Fórum de Cinema e Impacto Social Latino-Americano, o Fórum Vanguarda Étnica-Cultural e o Bogotá Audiovisual Market, todos realizados na capital colombiana.
Durante o Fórum de Cinema e Impacto Social da América Latina, Rodrigo Antonio, diretor de Formação e Inovação da Secretaria do Audiovisual (SAV) participou de debates com representantes do Ministério da Cultura da Colômbia e apresentou as políticas de formação e difusão realizadas pela Pasta.
Ele também palestrou sobre a construção de políticas afirmativas, inserção de novos realizadores no setor audiovisual brasileiro e desafios e possibilidades para a formação de público na América Latina.
O fórum, dedicado ao encontro e formação de agentes culturais da região, tem como objetivo a promoção de debates e o impulsionamento de transformações culturais, sociais e ambientais por meio do cinema e das artes.
Originado no Brasil, o evento já ocorreu no México e, em sua terceira edição, chegou à Colômbia para consolidar a agenda latino-americana no campo das metodologias de difusão, distribuição e cinema comunitário.
Fórum Vanguarda Étnica-Cultural
Já no Fórum Vanguarda Étnica-Cultural, voltado à formação de lideranças negras na Colômbia, Rodrigo abordou a transformação estética, a política do cinema brasileiro e o fortalecimento do cinema negro no Brasil, destacando as políticas públicas dos últimos 15 anos e seus impactos.
“Precisamos discutir a avaliação, o aprimoramento e a ampliação dessas iniciativas para que o protagonismo do cinema realizado por cineastas negros alcance o campo comercial e para que as empresas vocacionadas tenham base de permanência no mercado brasileiro”, sinalizou.
O fórum, composto por 32 lideranças de 15 estados e municípios da Colômbia, visa o intercâmbio e formação de uma geração de lideranças afrodescendentes e indígenas, buscando modificar modos de sentir, pensar e agir para alcançar uma equidade efetiva e alterar as percepções de marginalização e exclusão no país e no mundo.
Bogotá Audiovisual Market
Durante o Bogotá Audiovisual Market (BAM), o foco da fala do diretor foi a política de internacionalização do audiovisual, desenvolvida em conjunto pelo Ministério da Cultura, Ministério das Relações Exteriores e Apex.
Rodrigo Antonio também participou de um painel junto à ex-ministra da Cultura Colômbia, Paula Moreno. Juntos, discutiram soberania, narrativa e equidade racial a partir das perspectivas afro-colombianas e afro-brasileiras.
A proposta do BAM é oferecer espaços para encontros entre diferentes agentes do setor audiovisual, visando fomentar intercâmbios entre profissionais, propiciar novos negócios e impulsionar novos talentos, sendo o mercado audiovisual mais importante da Colômbia.
Fonte: Ministério da Cultura