A ministra da Cultura, Margareth Menezes, cumpre agenda nesta quarta-feira, (28), em Turmalina (MG), cidade polo do artesanato. Ao lado de Janja Lula da Silva e das ministras Anielle Franco, da Igualdade Racial (MIR), e Macaé Evaristo, dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), a titular do Ministério da Cultura (MinC) irá conhecer o trabalho artesanal realizado por mulheres na produção de cerâmicas e tecelagem.
Os compromissos começam no distrito de Campo Buriti, a partir das 9 horas. No local, acontecerá uma roda de conversa com o tema: “Como o artesanato mudou a vida das mulheres”, com a participação de 150 mulheres artesãs de cerâmica e tecelagem. Entre as convidadas estão mulheres da Associação das Artesãs do Coqueiro; da Associação das Artesãs de Campo Alegre e da Associação dos Lavradores e Artesãos de Campo Alegre.
Também participam das agendas o secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares; o Diretor do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, do IPHAN/MinC, Rafael Barros; o Diretor-Presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; e a secretária de Cultura e Turismo de Turmalina, Junea Orsine.
As autoridades irão acompanhar o processo de produção artesanal numa vivência e imersão na feitura de cerâmica e demonstração do Ateliê de Tecelagem. Os compromissos terminam com visita à Igreja de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Turmalina.
Turmalina
Localizada no Vale do Jequitinhonha, interior do estado de Minas Gerais, Turmalina vem se destacando como polo de artesanato. A atividade desempenhada especialmente por mulheres é considerada uma das principais fontes de geração de renda e importante expressão cultural e de identidade.
A visita a Turmalina se insere nas ações realizadas pelo MinC para mostrar iniciativas estratégicas que posicionam a cultura como vetor de desenvolvimento social e econômico do país. Ainda nesse ano, a pasta terá uma Secretaria de Economia Criativa que será responsável por implementar a Política Nacional de Economia Criativa, denominada de Brasil Criativo.
Serviço
Visita a Turmalina
Data: 28 de maio
Local: Turmalina (MG)
Programação
28/05 (terça-feira)
Local: Distrito de Campo Buriti – Turmalina
8h30: Recepção e acolhida com manifestação artística e musical da região
8h30: Vivência e Imersão no processo de produção cerâmica
9h às 11h: Roda de Conversa: Como o artesanato mudou a vida das mulheres”
11h: Vivência e Imersão no processo de produção cerâmica
Local: Centro de Turmalina
14h: Demonstração do processo do Ateliê de Tecelagem
14h30: Visita à Igreja de Nossa Senhora da Piedade
Outras informações:
Assessoria de Imprensa
Sheila de Oliveira
(31) 99246-2687
[email protected]
Fonte: Ministério da Cultura