Em reunião nesta segunda-feira (30), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, recebeu a embaixadora da União Europeia (UE) no Brasil, Marian Schuegraf, para dar continuidade ao diálogo sobre arquitetura cultural sustentável. O encontro teve como foco possíveis colaborações entre o programa Novo Bauhaus Europeu e o Projeto Conviver/Canteiro Modelo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além do apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul, impactado por catástrofes naturais, por meio de projetos e ações conjuntas. Durante a reunião também foi tratada a agenda do G20 no Brasil.
A embaixadora destacou a sinergia entre as iniciativas europeias e brasileiras, especialmente no setor de construção e preservação cultural, reforçando o compromisso da UE em colaborar com programas que promovam inovação e sustentabilidade. Ela também parabenizou a ministra e sua equipe pelos trabalhos no G20 e pelas pautas que reforçam o importante papel da cultura no mundo.
O Programa Novo Bauhaus faz referência à escola de artes de mesmo nome, fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius e considerada uma das principais precursoras do modernismo no que diz respeito à arquitetura, design e artes plásticas. A Bauhaus revolucionou o design moderno ao popularizar o uso de formas e linhas simplificadas, definidas pela função do objeto. Seu principal objetivo era tornar-se uma combinação de arquitetura, artes e design.
O encontro reuniu também representantes do Iphan.
Fonte: Ministério da Cultura