20.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaMinistra da Cultura apresenta MICBR 2025 em encontro com jornalistas e influenciadores...

Ministra da Cultura apresenta MICBR 2025 em encontro com jornalistas e influenciadores em Fortaleza

Publicado em

O Ministério da Cultura (MinC) realizou, nesta quarta-feira (3/12), com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, secretários e dirigentes da Pasta, o Encontro com Jornalistas e Influenciadores, em Fortaleza (CE).

No início da conversa, a chefe da Assessoria Especial de Comunicação do MinC, Gabriella Gualberto, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do trabalho dos comunicadores em divulgar as ações da Pasta. “Espero que vocês sintam bastante esse mercado, esse é um mercado incrível.”

A conversa com a ministra Margareth Menezes, abriu espaço para esclarecimentos sobre a estratégia nacional do MinC para a economia criativa, a internacionalização do setor e as expectativas para a edição do MICBR+Ibero-América 2025. Os participantes também abordaram sobre as políticas públicas para diferentes setores culturais.

A titular do MinC ressaltou o sucesso da edição 2023 do MICBR, em Belém, com números que impactaram o setor gerando milhões de reais em negócios. Para Fortaleza, a ministra destacou a participação da região Ibero-América como forma de projeção dos trabalhos e negócios, seja no mercado nacional como no internacional.

“Que a profissão cultural brasileira se veja cada vez mais, que a sociedade brasileira reconheça a potência desse setor, pois em todas as ações e políticas do Ministério da Cultura, nós estamos com esse viés de oportunizar nos territórios”, disse.

Em resposta à pergunta da jornalista Ana Beatriz Caldas, do Diário do Nordeste, sobre o reconhecimento a quem faz e aos produtos das indústrias criativas, a ministra destacou que é preciso reconhecer a força pessoal e que o MinC tem a Política Nacional Aldir Blanc como forma de fazer a ações de cultura chegar em todos os territórios. “Tem muita coisa acontecendo de cultura em cidades pequenas, que as pessoas não sabem que fazem parte dessa política nacional, e ela está nos estados e cidades de forma continuada.

O influenciador Pretim Dalest questionou sobre a importância dos pontos de cultura para os coletivos e pessoas que fazem política comunitária no cotidiano. “Os pontos de cultura estão ligados a Política Nacional Cultura Viva, que é uma cultura que já existe há mais de 20 anos, em que a comunidade identifica as ações culturais do local e é muito importante porque criou uma grande rede independente, inclusive em outros países”, esclareceu.

Durante a conversa, outros assuntos foram abordados a partir das perguntas dos jornalistas e influenciadores. Temas como a aprovação do marco legal dos games, a linhas específicas da Lei Rouanet, o acesso à cursos e formações gratuitas para os fazedores de cultura por meio da plataforma Escult.

Além da ministra, outros representantes do MinC e vinculadas também participaram da conversa: o secretário-executivo Márcio Tavares; o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes; a secretária de Economia Criativa, Claudia Leitão; a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga; e a presidenta da Funarte, Maria Marighella.

Participaram também a diretora de Desenvolvimento de Economia Criativa, Andrea Guimarães; a secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela; a secretária-executiva da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Ticiana Studart; o diretor-geral de Cultura da OEI, Raphael Callou; a gerente da Caixa Cultural de Fortaleza, Clara Marcilia; e a analista de Políticas Públicas do Sebrae, Cyntia Uchoa.

Entre os influenciadores convidados estavam: Alécio Fernandes (Pretimdalest), ⁠Alexia Ferreira, Amanda Nunes, Eduardo de Souza, Gabriela Dourado, ⁠Hévila Ribeiro, Iuri Pereira, João Pedro Rodrigues (Jota), Léo Paiva, Lidianne Cabral, ⁠Marcella Lasneaux, Matheus Sodré, ⁠Muriel Cruz, ⁠Nina Chrispim, Oggin, ⁠Pedro Brandão, ⁠Pedro Magnus (Magnus), Priscila Mércia, Ramon Sanmir (Zahir), ⁠Ricardo Muniz (Kadu Alvorada), ⁠Tereza Costa e ⁠Wesley Rocha, além do empreendedor criativo, Kadi (Benin).

MICBR+Ibero-América

A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.

Patrocínios e apoios

.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar