O Ministério da Cultura (MinC) realizou, nesta quarta-feira (3/12), com a ministra da Cultura, Margareth Menezes, secretários e dirigentes da Pasta, o Encontro com Jornalistas e Influenciadores, em Fortaleza (CE).
No início da conversa, a chefe da Assessoria Especial de Comunicação do MinC, Gabriella Gualberto, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do trabalho dos comunicadores em divulgar as ações da Pasta. “Espero que vocês sintam bastante esse mercado, esse é um mercado incrível.”
A conversa com a ministra Margareth Menezes, abriu espaço para esclarecimentos sobre a estratégia nacional do MinC para a economia criativa, a internacionalização do setor e as expectativas para a edição do MICBR+Ibero-América 2025. Os participantes também abordaram sobre as políticas públicas para diferentes setores culturais.
A titular do MinC ressaltou o sucesso da edição 2023 do MICBR, em Belém, com números que impactaram o setor gerando milhões de reais em negócios. Para Fortaleza, a ministra destacou a participação da região Ibero-América como forma de projeção dos trabalhos e negócios, seja no mercado nacional como no internacional.
“Que a profissão cultural brasileira se veja cada vez mais, que a sociedade brasileira reconheça a potência desse setor, pois em todas as ações e políticas do Ministério da Cultura, nós estamos com esse viés de oportunizar nos territórios”, disse.
Em resposta à pergunta da jornalista Ana Beatriz Caldas, do Diário do Nordeste, sobre o reconhecimento a quem faz e aos produtos das indústrias criativas, a ministra destacou que é preciso reconhecer a força pessoal e que o MinC tem a Política Nacional Aldir Blanc como forma de fazer a ações de cultura chegar em todos os territórios. “Tem muita coisa acontecendo de cultura em cidades pequenas, que as pessoas não sabem que fazem parte dessa política nacional, e ela está nos estados e cidades de forma continuada.
O influenciador Pretim Dalest questionou sobre a importância dos pontos de cultura para os coletivos e pessoas que fazem política comunitária no cotidiano. “Os pontos de cultura estão ligados a Política Nacional Cultura Viva, que é uma cultura que já existe há mais de 20 anos, em que a comunidade identifica as ações culturais do local e é muito importante porque criou uma grande rede independente, inclusive em outros países”, esclareceu.
Durante a conversa, outros assuntos foram abordados a partir das perguntas dos jornalistas e influenciadores. Temas como a aprovação do marco legal dos games, a linhas específicas da Lei Rouanet, o acesso à cursos e formações gratuitas para os fazedores de cultura por meio da plataforma Escult.
Além da ministra, outros representantes do MinC e vinculadas também participaram da conversa: o secretário-executivo Márcio Tavares; o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes; a secretária de Economia Criativa, Claudia Leitão; a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga; e a presidenta da Funarte, Maria Marighella.
Participaram também a diretora de Desenvolvimento de Economia Criativa, Andrea Guimarães; a secretária de Cultura do Ceará, Luísa Cela; a secretária-executiva da Secretaria de Cultura de Fortaleza, Ticiana Studart; o diretor-geral de Cultura da OEI, Raphael Callou; a gerente da Caixa Cultural de Fortaleza, Clara Marcilia; e a analista de Políticas Públicas do Sebrae, Cyntia Uchoa.
Entre os influenciadores convidados estavam: Alécio Fernandes (Pretimdalest), Alexia Ferreira, Amanda Nunes, Eduardo de Souza, Gabriela Dourado, Hévila Ribeiro, Iuri Pereira, João Pedro Rodrigues (Jota), Léo Paiva, Lidianne Cabral, Marcella Lasneaux, Matheus Sodré, Muriel Cruz, Nina Chrispim, Oggin, Pedro Brandão, Pedro Magnus (Magnus), Priscila Mércia, Ramon Sanmir (Zahir), Ricardo Muniz (Kadu Alvorada), Tereza Costa e Wesley Rocha, além do empreendedor criativo, Kadi (Benin).
MICBR+Ibero-América
A edição 2025 é uma realização do Ministério da Cultura, correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), do Governo do Estado, por meio da Secult Ceará, e Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secultfor.
Patrocínios e apoios
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Fonte: Ministério da Cultura

