Nesta sexta-feira, (13), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou do encerramento da Semana de Ambientação dos novos servidores temporários, aprovados no Processo Seletivo Simplificado. O evento proporcionou um ciclo de palestras voltado à rotina de trabalho e ao aprofundamento em políticas culturais.
Durante o evento, a ministra deu as boas-vindas à nova equipe e destacou a importância do trabalho conjunto para fortalecer o setor cultural no país.
“Eu espero que nesses anos que vamos passar juntos, tenhamos bons tempos. Prometemos muito trabalho, mas também muita alegria e cura. É do nosso ambiente contemplar os sentimentos mais prazerosos. Dificuldades existem, mas estamos aqui para lutar contra elas”, disse a ministra.
Ela reforçou que o momento é único para a cultura no Brasil e pediu o engajamento dos novos servidores para fortalecer políticas culturais, como a Política Aldir Blanc, considerada um marco histórico, que segue em execução, distribuindo oportunidades e recursos a diversos territórios.
“É a primeira vez que estamos tendo acesso a um fomento continuado que cumpre a função de chegar às contas que mais precisam. Queremos que essa lei seja continuada. Precisamos mostrar como é positivo ativar todo o potencial da cultura e da arte para transformar vidas e emancipar o pensamento”, enfatizou.
Margareth Menezes ainda destacou como a cultura é uma ferramenta para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.
“Onde existe cultura, existe menos violência. Onde há mais livros, existem menos armas. Cultura ativa a memória, cria novas perspectivas e fomenta a criatividade”, declarou.
Ao final, a ministra reafirmou o compromisso do Ministério da Cultura com o diálogo e o desenvolvimento de uma política cultural sólida e duradoura.
“Teremos desafios, mas contem com todo o corpo do Ministério. Estamos aqui para dialogar, resolver e construir um ambiente saudável para todos. Conto com vocês para entregar ao Brasil uma política cultural forte. Obrigada”, concluiu.
Capacitação e integração
Ainda pela manhã, os novos servidores participaram de uma palestra sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), conduzida por Christiane Rodrigues Neves, agente administrativa e coordenadora de Aposentadoria e Pensões Substituta. A atividade teve como objetivo explicar aos participantes o uso do sistema, essencial para as rotinas do MinC
“O SEI é uma das principais ferramentas, independente da atividade exercida. Esse momento de capacitação é fundamental para garantir a integração e eficiência dos novos servidores”, afirmou a servidora.
O evento também contou com a presença de Daniela Hallwass,cargo de efetivo de Administração e planejamento e coordenadora de Qualidade de Vida, Legislação e Desenvolvimento de Pessoal, e Bruna Santos, coordenadora-geral de Gestão de Pessoas do MinC, que enriqueceram o momento com troca de experiências e orientações práticas para o trabalho.
No período da tarde, o evento contou com a participação do secretário de Direitos Autorais e Intelectuais do Ministério da Cultura (MinC), Marcos Souza Marcos Souza, que apresentou as ações e as políticas públicas voltadas para o setor.
Fonte: Ministério da Cultura