A ministra da Cultura, Margareth Menezes, celebrou dois séculos de relações bilaterais entre brasileiros e argentinos durante evento na Embaixada da Argentina no Brasil, na noite desta quinta-feira (05). Filha de pai baiano e mãe gaúcha, a intérprete oficial da renomada cantora peronista Mercedes Sosa, Indiana Nomma, foi condecorada como “Amiga da República Argentina” e brindou o público com performance musical de clássicos do repertório da artista que usou a música como forma de denúncia à repressão na década de 1970.
Em discurso, a chefe do Ministério da Cultura lembrou a grande representatividade da comunidade argentina na Bahia, seu estado natal. “As canções de Mercedes Sosa transmitiram mensagens de esperança, justiça e amor, inspirando pessoas de todas as origens a se unirem em busca de um mundo melhor. É simbólico celebrar que seu legado se mantém vivo por meio do trabalho da cantora Indiana Nomma”, avaliou a ministra, defendendo o fortalecimento de laços de cooperação e amizade, resultando em um futuro “mais brilhante e harmonioso para toda a América Latina e para o mundo”.
Indianna Nomma fez um balanço de sua carreira, seu nascimento em Honduras, em 1976, e o exílio de seus pais no Chile, além da importância em dar voz aos que não têm voz. Recordou a prisão de sua mãe, no ano de 1963, e a constante luta pela democracia em meio às liberdades sufocadas pelas ditaduras militares na América Latina.
Relações Culturais
No início do mês de junho, Margareth Menezes assinou, em Buenos Aires, declaração conjunta com o ministro da Cultura local, Tristán Bauer. No documento, são destacadas a aliança estratégica que une os dois países, o compromisso de relançar, intensificar e fortalecer o diálogo bilateral cultural.
Convidado de honra do Mercado das Indústrias Culturais Argentinas (MICA), o Brasil marcou presença no evento com uma comitiva de 90 empreendedores do audiovisual, circo, dança, design, editorial, hip hop, jogos eletrônicos, música e teatro. Eles participaram de rodadas de negócios e atividades formativas, além de comercializar produtos e serviços. A Argentina é convidada de honra do maior mercado público das indústrias criativas do Brasil .
Fonte: Ministério da Cultura