A ministra da Cultura, Margareth Menezes, encerra, neste domingo (08), sua participação no Círio de Nazaré, em Belém, capital do Pará. Maior festividade religiosa do Brasil, o evento reúne dois milhões de fiéis e tem incentivo via Lei Rouanet. Nas ruas da capital paraense, um percurso de 3,7 quilômetros, da Catedral da Sé até a Basílica de Nazaré, marca ponto alto do evento.
“A arte muitas vezes é resultado da religiosidade e isso envolve nosso folclore, arquitetura histórica, nossa música e dança. Estar em Belém para participar do Círio é atestar a grandeza dessa celebração”, diz a chefe do Ministério da Cultura (MinC).
Na noite de sábado, durante a procissão luminosa, Margareth adaptou um grande sucesso de sua carreira como cantora para homenagear a Nossa Senhora de Nazaré. Na Varanda de Nazaré, organizada pela cantora Fafá de Belém, a canção Faraó teve seu refrão alterado: “ô mara mara mara maravilha aê, Nazinha, Nazinha ê”, em referência ao apelido carinhoso dado à santa.
“Estou encantada, surpreendida porque esse Círio de Nazaré tem uma fama muito grande, mas nada mais forte do que você estar aqui, presente, sentir a energia da fé. Nesse momento começa uma guerra e estamos aqui, rezando por paz”, disse a ministra, referindo-se aos recentes ataques em função de disputa entre Israel e Palestina.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o potencial da união entre religião, cultura e turismo. “O turismo religioso é um segmento com um enorme potencial de crescimento, e queremos mostrar ao Brasil e ao mundo essa celebração que leva milhares de pessoas às ruas de Belém, em um momento de fé e de amor ao próximo”. O Ministério do Turismo (MTur) organizou uma comitiva de ministros e de parlamentares para acompanhar o Círio de Nazaré deste ano.
Autoridades locais
Acompanhado do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, o prefeito de Belém, Edimilson Rodrigues, ressaltou a importância do Círio. “O mais importante é ver esse povo reafirmando a sua fé, realizando a maior festa católica do mundo, afirmando Belém como uma cidade diferente, uma cidade que não se curva às dificuldades e que caminha sempre para frente, como a procissão do Círio. Belém é isso, é fé, esperança, amor e construção de dias lindos e felizes”, afirmou o prefeito.
O chefe do Executivo estadual, Helder Barbalho, saiu cedo neste domingo do Ver-o-Peso para acompanhar a procissão. “Eu estou muito feliz, por mais um ano, conseguir percorrer as ruas de Belém, como devoto de Maria. Estou aqui agradecendo as graças alcançadas e pedindo a Nossa Senhora que continue a proteger o nosso povo do Pará”, disse.
Fonte: Ministério da Cultura