23.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaMinC realiza 1ª Reunião Presencial dos Coordenadores dos Escritórios Estaduais

MinC realiza 1ª Reunião Presencial dos Coordenadores dos Escritórios Estaduais

Publicado em

“A materialização das representações do Ministério da Cultura nos estados significa uma parte muito importante para a estruturação do MinC como Política de Estado, no sentido de que essa capilaridade vai garantir a nós, também, uma comunicação com quem está na ponta”. A afirmação da chefe da Cultura, Margareth Menezes, foi feita na manhã desta segunda-feira (25), durante a 1ª Reunião Presencial dos Coordenadores dos Escritórios Estaduais.

Pela primeira vez, a Pasta terá escritórios físicos e coordenadores em todos os estados brasileiros. A medida atende a uma demanda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de estruturação e fortalecimento do diálogo próximo às necessidades de cada localidade do país. “Estamos aqui para atender a todas as pessoas, porque todos os cidadãos brasileiros merecem ter acesso as políticas públicas, da cultura e de todo o governo. O governo não pode governar escolhendo a quem”, defendeu a ministra.

Estabelecer a atuação integrada, com foco específico nas necessidades locais, explica o secretário-Executivo adjunto do MinC, Cassius da Rosa, é a pauta central do encontro realizado hoje e amanhã (26), em Brasília. “Definir o papel dos escritórios nesse processo de retomada da cultura e apontar como o Ministério fortalece essas ações são os eixos dessa primeira reunião”. Inédita e estruturante, a agenda marca o começo da representação institucional do MinC que, no passado, avia contato, apenas, com escritórios regional. “Vocês são fundamentais na engrenagem da retomada da política nacional de cultura”, pontuou o secretário-Executivo, Márcio Tavares.

Quinze coordenadores participaram presencialmente do encontro. Outros seis, de maneira remota. A expectativa é que nos próximos dois meses, os processos de nomeação sejam concluídos e haja representação em todas as unidades federativas do país. “Essa é a nossa primeira meta, a instalação dos escritórios, a nomeação dos coordenadores e a instalação física inicial”, destacou a secretária dos Comitês de Cultura, Roberta Martins.

Ao lado dela, o diretor de Articulação e Governança, Pedro Vasconcellos, destacou que 90 servidores já foram selecionados para atuar junto aos escritórios. Algumas sedes são resultado de parcerias com autarquias vinculadas ao MinC, como o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A presidente a instituição, Fernanda Castro, se colocou à disposição do grupo para suporte técnico, jurídico e, claro, nas demandas museais dos estados.

Maria Marighella, presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), se disse “emocionada ao ver o projeto de territorialização da cultura tomar forma”. “É uma honra estar com vocês e ao mesmo tempo, estar com o ministério que mostra o Brasil para o mundo e o Brasil para os brasileiros”, afirmou o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), João Jorge.

Representante o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – outro parceiro dos escritórios -, Desiree Tozi, diretora do Departamento de Cooperação e Fomento da autarquia, avaliou que são muitos os desafios no desenvolvimento de uma política cultural descentralizada, porém, a unidade do Sistema MinC em torno de demandas como essa, viabiliza o debate e execução dessas ações.

Também participaram da primeira rodada de diálogo o secretário Fabiano Piúba, de Formação, Livro e Leitura; além de representantes da Secretária de Direitos Autorais e Intelectuais; de Cidadania e Diversidade Cultural; e de Economia Criativa e Fomento Cultural.

O encontro segue no período da tarde e se estende ao longo de toda a terça-feira (26).



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar