27.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaMinC promove palestra sobre o impacto do autoconhecimento no trabalho

MinC promove palestra sobre o impacto do autoconhecimento no trabalho

Publicado em

Autoconsciência, criatividade, aceitação e leveza no trabalho ajudam a entender como nos sentimos e têm impacto naquilo que entregamos. Esses temas foram abordados em palestra promovida nesta sexta-feira (12) pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (Cogep). Na atividade Tudo que Tu Faz Contém Tu. Como Tá Tu, o multiartista pernambucano Murilo Gun abordou os assuntos de forma sensível e prática para os servidores e colaboradores da Pasta.

A coordenadora-geral de Gestão de Pessoas da Pasta (Cogep), Bruna dos Santos, destacou a importância da iniciativa para os servidores e colaboradores do Ministério. “É maravilhoso encerrar o ano com uma palestra tão impactante. A abordagem sobre a importância da qualidade das relações pessoais no trabalho e a auto responsabilização traduzem muito o tipo de gestão que queremos no Ministério”, comentou.

Na abertura, Murilo contou que o título da atividade foi inspirada na frase extraída de um livro, a qual afirma que a qualidade de uma intervenção depende do estado do interventor. “A qualidade de uma coisa que tu faz depende de como tu tá. Se está bagunçado, reclamando, ansioso, tudo o que fizer vai conter essa qualidade. A partir disso, a pergunta mais importante da existência vira como tu tá aí dentro?”, justificou.

Ele salientou que se o indivíduo não se modificar, pode trocar de emprego, de cidade, de casa que a vida seguirá igual, portanto é preciso se perceber. “A grande ferramenta do autoconhecimento é a auto-observação. Se a pessoa analisar somente o que fala, isso é uma grande jornada de autoconhecimento”, frisou. E completou: “uma vez que a pessoa aceita quem é, pode adicionar alegria ou entusiasmo. Ou, a partir do momento em que aceita, pode querer mudar para algo em que encontre mais felicidade e empolgação. Para a gente viver bem não precisa adicionar nada, mas tirar. Remover expectativas, mágoas, excesso de reclamação, futuro, passado e julgamentos”.

Ao final, o palestrante destacou que o bem-estar no ambiente profissional independe da infra-estrutura e dos benefícios oferecidos. “O que realmente define a qualidade de vida no trabalho são as relações. Se a gente não se relaciona bem, é tudo ruim. É qualidade da nossa escuta, o quanto a gente escuta o outro”, concluiu.

Um dos pioneiros da internet no Brasil e da comédia stand-up, Murilo atuou como apresentador de TV, empresário e professor. Hoje utiliza sua experiência em retiros, palestras corporativas e nos palcos com o espetáculo Fé no Flow, que será apresentado em Brasília neste sábado (13).



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar