O Ministério da Cultura (MinC) lança na quarta-feira, 25, às 18h, no Museu Nacional da República, em Brasília, a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). “É a mais abrangente e estruturante política cultural da história do Brasil”, destaca a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que estará na cerimônia acompanhada de artistas, políticos, personalidades, movimentos, gestores e sociedade que lutaram pela aprovação do projeto. Com a PNAB, estados, municípios e Distrito Federal receberão do Governo Federal e do MinC, R$15 bilhões até 2027, um aporte de R$ 3 bilhões, anualmente.
A ministra da Cultura ressalta a importância desse momento que considera um divisor de águas na política de fomento à cultura. “Trabalhamos para descentralizar e desconcentrar os investimentos culturais e a PNAB é um instrumento que vai nos permitir chegar em locais que nunca chegamos antes”, reforça.
O evento de lançamento, que tem o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), também será um momento de reconhecer o trabalho de todas e todos que durante a pandemia se esforçaram para manter a cultura viva e de prestar uma homenagem a um dos maiores compositores da música brasileira, Aldir Blanc, que morreu de Covid-19, em 2020. Moacyr Luz e o Samba do Trabalhador farão o show de encerramento da cerimônia, que é aberta ao público.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, atenderá a imprensa na chegada ao Museu Nacional da República, às 18h.
Credenciamento de imprensa aqui.
Serviço
Lançamento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
Data: 25/10 (quarta-feira)
Hora: 18h
Local: Museu Nacional da República
Setor Cultural Sul, Lote 2 próximo à Rodoviária do Plano Piloto, Brasília – DF
Credenciamento de Público aqui.
Outras informações:
Assessoria de imprensa MinC
Sheila de Oliveira
(31) 99246-2687
Fonte: Ministério da Cultura