21.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaMinC e MIDR anunciam auxílio para reconstrução de equipamentos públicos culturais no...

MinC e MIDR anunciam auxílio para reconstrução de equipamentos públicos culturais no RS

Publicado em

Equipamentos públicos culturais atingidos pela calamidade no Rio Grande do Sul podem ser restabelecidos com apoio do Governo Federal. A ação faz parte dos esforços do Ministério da Cultura (MinC) e Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), para a recuperação do estado.

Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, a atuação em diversas frentes é o que garantirá a retomada cultural no Rio Grande do Sul. “No caso do apoio da Defesa Civil à recuperação dos equipamentos, estamos falando de recursos para a rede hidráulica, pintura, pequenos reparos, entre outros que também são parte muito importante para a retomada desses espaços”.

O ministro do MIDR, Waldez Góes, lembra do compromisso firmado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em prestar todo o apoio possível à reconstrução do estado. “Até a última sexta-feira, nós tínhamos aprovado 145 planos de trabalho enviados por municípios gaúchos, especificamente, para obras de reconstrução, envolvendo mais de R$ 328 milhões. Sem contar o Auxílio Reconstrução de R$ 5,1 mil por família, já pagos a 276 mil famílias”, lista o ministro.

O secretário-Executivo do MinC, Márcio Tavares, disse que a ação faz parte da 2ª fase do Programa de Retomada Cultural RS, do MinC, que é focada na reconstrução. “Na primeira fase, focamos nas pessoas, na comunidade, na população, reativação econômica, proteção social, salvamento, só que agora a gente está se encaminhando efetivamente para a fase 2 de atuação no Rio Grande do Sul, que é a da reconstrução”.

O pedido de auxílio pode ser feito pelas prefeituras e governo estadual, os entes realizam as solicitações via Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2i), onde é possível consultar e acompanhar os processos de transferência de recursos e de reconhecimento federal, como também buscar informações sobre ocorrências e gestão de riscos e desastres.

O S2iD é a plataforma do Sistema Nacional e Proteção e Defesa Civil que integra diversos produtos da Sedec, com o objetivo de qualificar e dar transparência à gestão de riscos e desastres no Brasil, por meio da informatização de processos e disponibilização de informações sistematizadas.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar