A ação Rede de Formação em Cultura Digital – Labic Rio, um projeto do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), anuncia os 30 projetos selecionados para participar da iniciativa, que ocorre no Rio de Janeiro, entre 10 e 13 de outubro de 2024.
Os trinta projetos sediados no estado do Rio de Janeiro participarão de encontros presenciais e remotos, imersões, oficinas e mentorias para desenvolvimento e construção de redes em Cultura Digital. Temas como diversidade, tecnologias, cultura digital, sustentabilidade e economia solidária integram a programação, que conta com mentorias, além de oficinas e encontros imersivos, e serão contemplados com um prêmio de R$ 1 mil cada.
Além do Rio de Janeiro, o Distrito Federal já recebeu a iniciativa este ano. Até o final de 2024, haverá edições em outras regiões do Brasil.
Em caso de desistência, serão convocados os projetos que compõem a lista de suplentes.
A ação é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), em parceria com o Laboratório de Inovação Cidadã (UFRJ) e Mídia Ninja.
O objetivo da formação é apoiar ações, redes, coletivos, projetos e pesquisas aplicadas em diversos eixos temáticos, entre eles, combate à desinformação, educação midiática, tecnologias para o bem comum e ações de mídia.
Iniciativas ligadas a temas como diversidade, formação, sustentabilidade, ações culturais, livro e leitura, culturas indígenas, meio ambiente e usos da inteligência artificial para o bem comum também podem se inscrever na chamada.
Fonte: Ministério da Cultura