29.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaMinC celebra reconhecimento de São Paulo como Cidade Criativa do Cinema pela...

MinC celebra reconhecimento de São Paulo como Cidade Criativa do Cinema pela Unesco

Publicado em

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) anunciou em 31 de outubro de 2025, durante o Dia Mundial das Cidades (World Cities Day), o reconhecimento de São Paulo como Cidade Criativa do Cinema. O título integra a Rede de Cidades Criativas do grupo, que reúne municípios comprometidos com o uso da criatividade como motor do desenvolvimento urbano sustentável.

Ao receber o título, São Paulo passa a figurar entre as cidades que valorizam a economia criativa como instrumento de transformação social, fortalecimento da identidade cultural e geração de oportunidades. Ele potencializa o turismo cultural, a atração de investimentos e o intercâmbio internacional.

Com a conquista, o Brasil se consolida como o terceiro país mais ativo na Rede de Cidades Criativas da Unesco, com 14 municípios participantes, entre eles: 

Belém, Belo Horizonte, Florianópolis e Paraty (Gastronomia);
Campina Grande (Artes Midiáticas);
Salvador e Recife (Música);
João Pessoa (Artesanato e Artes Populares);
Santos e Penedo (Cinema);
Rio de Janeiro (Literatura); e
Brasília, Curitiba e Fortaleza (Design).

Processo de seleção

Para obter o título, São Paulo participou de um processo seletivo coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a SPCine. A seleção foi conduzida pelo Comitê Técnico da Comissão Nacional do Brasil para a Unesco, sob coordenação do Ministério das Relações Exteriores, em colaboração com o Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério do Turismo.

Motivos do reconhecimento

São Paulo foi reconhecida por sua ampla infraestrutura cultural e audiovisual, que inclui 32 salas públicas de cinema distribuídas em diferentes regiões da cidade — do centro ao extremo sul e leste. A capital paulista é também um centro logístico estratégico, com aeroportos, portos, rede hoteleira robusta e mão de obra qualificada, fatores que favorecem a produção e a circulação de obras audiovisuais.

O investimento em formação de profissionais, as ações de inclusão e acessibilidade e a diversidade cultural presentes nas produções locais também foram determinantes para a escolha. Eventos como a 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e políticas de democratização do acesso ao cinema reforçam a vocação da cidade como referência criativa e inovadora no setor.

Relação com o Ministério da Cultura

Para a secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, o reconhecimento pela Unesco reflete os avanços das políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor: “esse reconhecimento reflete políticas culturais que valorizam o audiovisual como eixo estratégico do desenvolvimento criativo. São Paulo é hoje um laboratório vivo de inovação, formação e inclusão. O título concedido pela Unesco reforça a importância de seguirmos investindo em redes, políticas públicas e parcerias que consolidem o Brasil como referência internacional no setor”.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar