O Ministério da Cultura (MinC) estendeu o prazo de inscrições para a Seleção MovCEU-2023. A data final é 20 de outubro e não mais o dia 13 deste mês. O equipamento itinerante integra o Programa Territórios da Cultura, iniciativa destinada a fortalecer o setor em áreas periféricas de todo o país.
“Prorrogamos [o prazo] para atender uma demanda dos municípios e estados por mais alguns dias, a fim de se organizarem e apresentarem as propostas, sobretudo por conta do feriado [de 12 de outubro], e porque o MovCEU é uma iniciativa inédita do Governo Federal”, explica a subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais do MinC, Cecilia Sá.
O MovCEU foi projetado para locais com famílias de baixa renda, em municípios com população inferior a 20 mil habitantes, rurais ou urbanos, que apresentem limitações para construção de equipamentos culturais públicos. Tem como meta assegurar acesso à infraestrutura para formação, fruição e produção cultural, unindo comunidades por meio do enriquecimento cultural.
Modelo
É um veículo do tipo van/furgão adaptado para se transformar em uma biblioteca, estúdio de produção audiovisual, cinema de rua, palco para apresentações diversas, entre outros. Circula por localidades, garantindo que cada comunidade seja atendida pelo menos uma vez por mês, promovendo uma rotina de uso cultural.
Nesta primeira etapa, estados, municípios e respectivas fundações e autarquias podem apresentar propostas para atuação em territórios inseridos em áreas rurais, urbanas com restrições para construção de equipamentos culturais públicos ou em cidades com menos de 20 mil habitantes.
É necessário encaminhar ofício de Manifestação de Interesse e Plano de Utilização para o e-mail [email protected], até 20 de outubro. Para solicitar a participação na IRP (00006/2023), da UASG 420001, disponível no Compras.gov, o prazo é até 24 de outubro.
Os documentos têm modelo disponível na Portaria MinC nº 70, de 29 de setembro de 2023. É necessário realizar os dois procedimentos.
Contato para mais informações: [email protected] e pelo WhatsApp (61) 20242859
Fonte: Ministério da Cultura