27.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaIbram celebra 15 anos com participação da ministra Margareth Menezes

Ibram celebra 15 anos com participação da ministra Margareth Menezes

Publicado em

Na celebração de aniversário de 15 anos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), nesta sexta-feira (19), no Rio de Janeiro, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, falou sobre a importância de democratização desses espaços. “Nós, do Ministério da Cultura, temos consciência da nossa missão de fomentar, democratizar, o tesouro colossal que é a nossa cultura. E para isso, um dos pilares fundamentais é, sem dúvida, a ação de salvaguardada do nosso acervo cultural e oferecer à sociedade brasileira de todas as gerações esse conhecimento”.

A autarquia vinculada ao MinC completa 15 anos neste sábado (20) e tem o papel de promover e assegurar a execução de políticas públicas para o setor museológico, contribuindo para a organização, gestão e desenvolvimento dessas instituições e seus acervos.

Segundo a ministra, o Ibram, criado pelo ministro Gilberto Gil, concretiza uma política de Estado e do MinC, que é desenvolver, implementar e executar ações que dialoguem com políticas de memória de maneira ética, comprometida e democrática. “Quero parabenizar a toda equipe do Ibram, aos nossos trabalhadores, servidores e colaboradores pelo esforço e empenho em criar estratégias e ferramentas no sentido de valorização dos nossos museus, com a garantia do direito às nossas memórias, com respeito à diversidade e preocupados com políticas inclusivas”.

Para a presidenta do Ibram, Fernanda Castro, “os museus impactam nos corações e nas mentes”. “Os museus formam e são lugares de encontro, de afetividade. A gente se conecta, dentro do museu, pelo coração”.

O ponto alto da solenidade foi o lançamento da Plataforma do museusbr. No site, serão disponibilizados documentos relacionados à análise de informações sobre os museus brasileiros, incluindo relatórios técnicos, documentos científicos, entre outros. Além disso, haverá um painel analítico para a pesquisa e compreensão aprofundada das informações coletadas sobre os museus. O site permitirá a navegação por mapas, dados cadastrais e novos formatos de painéis analíticos.

“Quero também celebrar o lançamento da museusbr, essa importante iniciativa de mapeamento e informações sobre os museus do nosso país, que reforça esse compromisso de democratizarmos acessos à informação, banco de dados, de maneira gratuita, efetiva e acessível. É um projeto maravilhoso”, saudou a ministra Margareth Menezes.

“Conseguimos fazer a migração dos dados de 3.902 museus que estão hoje disponíveis nessa plataforma, mas a gente quer que o cadastro seja maior, a gente quer que ele seja essa transformação, a gente quer que ele sirva de conexão com o setor museal e com a sociedade. A previsão é acrescentar novas funcionalidades ao cadastro até o final do ano”, explicou Fernanda Castro.

Durante o evento também foi apresentada a logomarca alusiva aos 15 anos do Instituto. A presidente do Ibram disse que a logo comemorativo é uma representação vibrante e significativa da trajetória de valores que moldaram a nossa instituição ao longo do tempo.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar