Na celebração de aniversário de 15 anos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), nesta sexta-feira (19), no Rio de Janeiro, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, falou sobre a importância de democratização desses espaços. “Nós, do Ministério da Cultura, temos consciência da nossa missão de fomentar, democratizar, o tesouro colossal que é a nossa cultura. E para isso, um dos pilares fundamentais é, sem dúvida, a ação de salvaguardada do nosso acervo cultural e oferecer à sociedade brasileira de todas as gerações esse conhecimento”.
A autarquia vinculada ao MinC completa 15 anos neste sábado (20) e tem o papel de promover e assegurar a execução de políticas públicas para o setor museológico, contribuindo para a organização, gestão e desenvolvimento dessas instituições e seus acervos.
Segundo a ministra, o Ibram, criado pelo ministro Gilberto Gil, concretiza uma política de Estado e do MinC, que é desenvolver, implementar e executar ações que dialoguem com políticas de memória de maneira ética, comprometida e democrática. “Quero parabenizar a toda equipe do Ibram, aos nossos trabalhadores, servidores e colaboradores pelo esforço e empenho em criar estratégias e ferramentas no sentido de valorização dos nossos museus, com a garantia do direito às nossas memórias, com respeito à diversidade e preocupados com políticas inclusivas”.
Para a presidenta do Ibram, Fernanda Castro, “os museus impactam nos corações e nas mentes”. “Os museus formam e são lugares de encontro, de afetividade. A gente se conecta, dentro do museu, pelo coração”.
O ponto alto da solenidade foi o lançamento da Plataforma do museusbr. No site, serão disponibilizados documentos relacionados à análise de informações sobre os museus brasileiros, incluindo relatórios técnicos, documentos científicos, entre outros. Além disso, haverá um painel analítico para a pesquisa e compreensão aprofundada das informações coletadas sobre os museus. O site permitirá a navegação por mapas, dados cadastrais e novos formatos de painéis analíticos.
“Quero também celebrar o lançamento da museusbr, essa importante iniciativa de mapeamento e informações sobre os museus do nosso país, que reforça esse compromisso de democratizarmos acessos à informação, banco de dados, de maneira gratuita, efetiva e acessível. É um projeto maravilhoso”, saudou a ministra Margareth Menezes.
“Conseguimos fazer a migração dos dados de 3.902 museus que estão hoje disponíveis nessa plataforma, mas a gente quer que o cadastro seja maior, a gente quer que ele seja essa transformação, a gente quer que ele sirva de conexão com o setor museal e com a sociedade. A previsão é acrescentar novas funcionalidades ao cadastro até o final do ano”, explicou Fernanda Castro.
Durante o evento também foi apresentada a logomarca alusiva aos 15 anos do Instituto. A presidente do Ibram disse que a logo comemorativo é uma representação vibrante e significativa da trajetória de valores que moldaram a nossa instituição ao longo do tempo.
Fonte: Ministério da Cultura