28.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaFundação Palmares sediará Iº seminário de regulamentação do Sistema Nacional de Cultura

Fundação Palmares sediará Iº seminário de regulamentação do Sistema Nacional de Cultura

Publicado em

Representantes do Ministério da Cultura do Brasil (MinC) visitaram, nesta quinta-feira (18), a nova sede da Fundação Cultural Palmares (FCP), com o propósito de conhecer as instalações que irão abrigar, dias 26 e 27 de agosto próximo, o Iº Seminário Interno de Regulamentação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), o SUS do setor cultural.

Será um momento histórico, pois dará efetividade à lei 14.835, sancionada em 4 de abril último, instituindo o marco regulatório do SNC. Organizado em regime de colaboração entre os entes federativos (municípios, estados, União), o sistema assegura a gestão conjunta das políticas públicas de cultura.

CPF. Está prevista a participação de 50 representantes do MinC e suas vinculadas, para debater e desdobrar o disposto no marco regulatório geral em normas infralegais (decretos, portarias, etc.), traçando a base do Plano Nacional, vinculado ao Conselho e ao Fundo de Cultura – o CPF da cultura, como o tripé vem sendo chamado.

Estruturada a trilogia nacional, os esforços serão concentrados na adesão dos estados e municípios, para a construção dos CPFs locais. A escolha da sede para a realização do seminário faz parte do esforço de alinhamento do MinC com suas vinculadas, que inclui o desenvolvimento de uma política de comunicação integrada e o compartilhamento de espaços e ações.

Mário Gusmão. O encontro inaugura o espaço multicultural da FCP, que a ministra da Cultura, Margareth Menezes, e o presidente da Palmares, João Jorge Santos Rodrigues, pretendem transformar em local permanente de produção, preservação, disseminação e aprendizado sobre a cultura negra.

O conjunto é composto por uma biblioteca e pelos espaços “Erê”, destinado a atividades infantis, e “Mário Gusmão”, que agrega palco para eventos e galeria de arte. Integra a nova sede da Palmares, que deixou o Setor de Habitações da Asa Norte e instalou-se no Setor de Autarquias Sul, com dependências mais amplas, arejadas e condizentes com sua missão.

Recepcionados pela chefe de gabinete da Fundação, Ângela Inácio, e por seu coordenador-geral de Gestão Interna, Carlos Eduardo Souza, os membros da coordenação-geral do SNC, Sandro Santos e Leila Calaça, consideraram as instalações “excelentes”, e manifestaram a intenção de futuras produções no local.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar