19.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaFunarte lança chamamento público para equipes curatoriais para a 16ª Quadrienal de...

Funarte lança chamamento público para equipes curatoriais para a 16ª Quadrienal de Praga

Publicado em

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Grafias da Cena Brasil, anuncia o Chamamento Público PQBrasil 2027 (acesse aqui), que irá selecionar equipes curatoriais atuantes no campo das artes cênicas e performativas para as mostras do Brasil na 16ª Quadrienal de Praga, na República Tcheca. Com inscrições abertas até o dia 2 de fevereiro, esta iniciativa inédita representa um passo importante para a democratização da participação brasileira neste que é o maior evento dedicado ao campo expandido do design da cena e da performance no mundo.

O anúncio da parceria – caracterizada por um Termo de Fomento entre a Funarte e a Associação Brasileira de Profissionais das Espacialidades, Visualidades e Sonoridades da Cena, a Grafias da Cena Brasil – foi feito durante o evento de reabertura do Centro Técnico de Artes da Funarte, no Rio de Janeiro (RJ), no último dia 16 de dezembro, data em que a Fundação completou 50 anos. A ação se conecta à jornada comemorativa que, até março, realiza uma série de anúncios e atividades que reafirmam o papel institucional da instituição no apoio, promoção e fortalecimento das artes no Brasil.

“As políticas para as artes técnicas, aquelas dão fundamento ao que nós vemos em cena, estão articuladas à Política Nacional das Artes, símbolo desse cinquentenário. Celebramos essa parceria como uma ação política importante, que articula o diálogo, a democratização e a internacionalização do direito às artes e à cultura”, afirmou a presidenta da Funarte, Maria Marighella.

Dando contornos de política pública ao apoio institucional da Funarte à presença do Brasil na Quadrienal de Praga, o Chamamento irá contemplar propostas curatoriais para as duas seções oficiais e competitivas do evento: a Mostra dos Países e Regiões – com exposições dos principais desenvolvimentos, impulsos emergentes e inovação dos últimos seis anos de cada país ou região – e a Mostra dos Estudantes – que busca apresentar tecnologias e trabalhos relevantes criados a partir de 2023, por estudantes e pesquisadores em qualquer nível de ensino, nas áreas das espacialidades, visualidades e sonoridades para a cena.

As propostas devem dialogar com o tema central da 16ª Quadrienal de Praga: “Ausências e silêncios como espaços de potencial para novos futuros cenográficos”. Cada uma das duas equipes curatoriais selecionadas, com três a cinco pessoas, deverá realizar uma exposição inédita, considerando o projeto expográfico; a produção da exposição, dos elementos que compõem o espaço e do seu conteúdo; o transporte internacional, assegurando montagem, desmontagem e logística da equipe; além de ações de divulgação, acessibilidade, sustentabilidade e democratização dos processos. O orçamento deverá ser apresentado na própria proposta.

A Grafias da Cena Brasil é, desde sua fundação, em 2021, a representante oficial do Brasil junto à organização internacional da Quadrienal de Praga.

“Para nós, essa parceria é um marco, porque, pela primeira vez na história da nossa cenografia, teremos uma presença que aposta e nos reconhece como trabalhadores, técnicos e criadores do Brasil, permitindo que tenhamos uma ação estruturada dentro desse evento tão importante para o nosso campo”, disse Rosane Muniz, uma das diretoras do Grafias da Cena Brasil. 

O Brasil tem uma relação estreita e histórica com a Quadrienal de Praga. A ideia de organizar uma mostra com o trabalho dos profissionais das artes técnicas – cenografia, iluminação, som, figurino, adereços, caracterização cênica, multimídia, produção e técnicas de palco – começa em São Paulo, na década de 1950, na Bienal das Artes Plásticas do Teatro (BIT). Depois, passa a acontecer de forma intercalada entre o Brasil e a República Tcheca, até que, em 1967, se estabelece em Praga e passa a ser realizada a cada quatro anos.

Desde então, o Brasil já recebeu várias premiações por suas exposições, tendo conquistado a Triga de Ouro – consagração máxima do evento – em 1995 e 2011. Na mais recente edição, em 2023, recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho em Equipe na Mostra dos Países e Regiões pela exposição “Encruzilhadas: acreditamos nas esquinas”, que teve apoio da Funarte: uma instalação imersiva e interativa com a sonoridade das cenas brasileiras, composta por sete esculturas sonoras criadas colaborativamente por 29 artistas de todos os estados do país. 

Para Carila Matzenbacher, coordenadora-geral de Difusão da Funarte, além do caráter de internacionalização, o Chamamento tem impacto direto dentro do próprio país. “A internacionalização fortalece e repercute a força das nossas artes, e essa parceria representa também um caráter de política de ação continuada. A gente quer e precisa disso, garantir solidez para o campo e seus trabalhadores”. 

Além da Funarte, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil e a Embaixada do Brasil em Praga são parceiros institucionais.

Sobre a Quadrienal de Praga do Desenho da Cena e da Performance

A Quadrienal de Praga é o maior evento internacional dedicado às espacialidades, visualidades e sonoridades da cena e das artes performáticas. Acontece, desde 1967, a cada quatro anos, em Praga, na República Tcheca, e é organizada pelo Ministério da Cultura da República Tcheca e realizada pelo Instituto de Artes e Teatro de Praga. Atualmente, funciona como uma plataforma composta por atividades e colaborações contínuas que acontecem em todo o mundo, uma celebração e uma oportunidade para profissionais e estudantes das artes técnicas da cena e da performance se encontrarem em um só lugar e compartilharem seus trabalhos, ideias e pensamentos. A 16ª Quadrienal de Praga acontecerá de 8 a 17 de junho de 2027.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar