A primeira-dama Janja da Silva recebeu, nesta quarta-feira (22), no Palácio do Planalto, lideranças femininas que integram a Marcha dos Prefeitos para um encontro focado na temática “Mulheres no Poder”. O evento abordou os desafios enfrentados pelas mulheres em cargos de liderança e a necessidade de aumentar essa representação nas esferas de poder.
O encontro contou com as presenças das ministras Margareth Menezes (Cultura), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Nísia Trindade, (Saúde), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Anielle Franco (Igualdade Racial), Esther Dweck (Gestão e da Inovação) e a ministra em exercício, Maria Helena Guarezi (Mulheres).
Durante o encontro, Janja destacou os desafios enfrentados pelas líderes. Segundo ela, dos 5.570 municípios com a presença de prefeitos, apenas 673 são mulheres.
“A gente precisa muito refletir sobre isso! E a grande maioria dessas prefeituras estão em municípios com menos de 20 mil habitantes. Temos apenas uma prefeita na capital, que é a prefeita de Tocantins. Temos um desafio enorme, pois sabemos que ainda é uma luta diária ter essas participação política das mulheres nos espaços de poder”, declarou.
Ainda segundo ela, é necessário também combater a violência política de gênero e fake news que envolvem as lideranças femininas, visto que isso diminui a participação de mulheres nos pleitos e candidaturas. “A gente vive hoje em dia a violência política de gênero, principalmente nas redes sociais. O papel de vocês, prefeitas desses municípios, é fomentar e buscar com que mais mulheres participem da política. No Congresso Nacional temos apenas 16% das mulheres. Então temos um desafio”, disse.
Em seu discurso, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou a abertura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a escuta das mulheres no governo federal. “Estamos num país democrático, onde há um presidente que nos impulsiona. Temos um presidente da República que fala sobre respeito à mulher. Isso é um exemplo para os homens parlamentares. Seguindo esse exemplo, vemos outros homens buscando entender essa necessidade de nos apoiar. Ainda é pouco, mas isso só vai crescer se nós mulheres também assumirmos esse lugar e dizer que está na hora dessa correção histórica”, afirmou.
A prefeita do município de Pedro Régis, na Paraíba, Michele Ribeiro, compartilhou algumas experiências e destacou a importância do evento para a articulação política das mulheres. “Esse momento é muito simbólico para nós prefeitas, pois podemos estar aqui no Palácio do Planalto, com ministras de Estado e a primeira-dama, articulando e debatendo assuntos importantes, criando um estreitamento de diálogo entre o governo federal e os municípios brasileiros”, falou.
A ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, lembrou sua trajetória como prefeita e os desafios enfrentados. “Muitos não sabem o quanto é difícil ser mulher numa sociedade machista, ser mulher na política e ser mulher numa prefeitura. Não tem cargo mais difícil do que o cargo de prefeito. Eu quero dizer para vocês [prefeitas], citando uma frase de Cecília Meireles: Eu não sei quantas vezes eu perdi. Eu só sei que perdi todas as vezes que não mudei. E esta frase serve para nós, diante da violência política, da misoginia, de todas as adversidades, que nós temos que ser melhores para sermos consideradas iguais. E vocês não desistam, porque o que eles querem é que a gente desista”, declarou.
Marcha dos Prefeitos
A Marcha dos Prefeitos ocorre anualmente em Brasília e é um importante espaço de diálogo entre os gestores municipais e o governo federal. Neste ano, é realizada entre 20 e 23 de maio.
O Ministério da Cultura (MinC) participa ativamente da Marcha dos Prefeitos. Além de presente na abertura oficial do evento, participou de uma primeira mesa de debate realizada nesta terça-feira (21), que discutiu o papel dos municípios no âmbito do Decreto de Fomento à Cultura e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). O diretor de Assistência Técnica a Estados, Distrito Federal e Municípios (Dast), da Secretaria de Comitês de Cultura (SCC), Thiago Rocha Leandro, representou a Pasta no debate.
A segunda mesa ocorre nesta quinta-feira (23), a partir das 8h, e discute a consolidação das políticas culturais e o fomento às cidades históricas turísticas e ao patrimônio mundial. O secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), Henilton Menezes, estará presente, representando o Ministério.
Para prestar informações detalhadas e tirar possíveis dúvidas de gestoras e gestores municipais, a sede do MinC, na Esplanada dos Ministérios, abre as portas para prestar atendimento especializado às prefeituras. O ministério mobilizou uma equipe, com cerca de 20 pessoas, e reservou salas em três andares do edifício sede, na Esplanada dos Ministérios, para os atendimentos.
Fonte: Ministério da Cultura