18.5 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaEnsaios sobre a cegueira e a lucidez na obra de José Saramago...

Ensaios sobre a cegueira e a lucidez na obra de José Saramago é tema de encontro online da Biblioteca Demonstrativa

Publicado em

No dia 30 de setembro, às 14h30, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura (MinC), realizará uma roda de conversa online para discutir a relação entre literatura e democracia a partir do pensamento do renomado escritor português José Saramago, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1998. O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial da BDB Cultural no YouTube e contará com intérprete de Libras para garantir acessibilidade.

O encontro virtual contará com a participação de Pilar del Río, escritora, jornalista espanhola e presidente da Fundação José Saramago, em Lisboa; e do escritor português David Rodrigues, curador da Biblioteca Demonstrativa. A mediação será conduzida pela bibliotecária Cleide Soares, que guiará a discussão sobre como as obras de Saramago promovem reflexões sobre democracia, cidadania, política e envolvem a vida social. “Pilar será nossa convidada especial para nos falar como Saramago sempre lutou por uma democracia que vá para além do formal e que se configura como uma verdadeira cultura humanística e de respeito uns pelos outros”, ressalta David.

O evento integra a programação cultural da Biblioteca Demonstrativa, que busca proporcionar debates e experiências enriquecedoras para o público. Ao final da roda de conversa, o público receberá certificado de participação mediante assinatura na lista de presença.

A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Serviço:
Data: 30 de setembro (segunda-feira)
Horário: 14h30
Plataforma: canal oficial da @bdbcultural no YouTube
Acessibilidade: intérprete de Libras



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar