16.7 C
Brasília
- PUBLICIDADE -
InícioBrasilCulturaEncontros bilaterais marcam final da agenda de ministros no Brasil

Encontros bilaterais marcam final da agenda de ministros no Brasil

Publicado em

Com o objetivo de estreitar laços e viabilizar a cooperação cultural entre países dos BRICS, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, se reuniu com representantes da Índia, Emirados Árabes Unidos, Indonésia e África do Sul na tarde desta quarta-feira (26), no Palácio do Itamaraty.

A primeira reunião da tarde foi com o ministro de Cultura da Índia, Gajendra Singh Shekhawat. Na conversa, foram destacados temas como economia criativa, patrimônio e inteligência artificial – questões amplamente debatidas entre os ministros na reunião realizada pela manhã. “Temos a esperança de materializar os pontos discutidos aqui [no Brasil] no BRICS”, disse o ministro. E completou: “aprecio o debate com foco no Sul Global e nos valores da democracia e da diversidade cultural”, marcas da presidência brasileira.

O diálogo foi acompanhado pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, e pela presidenta da Fundação Nacional das Artes (Funarte), Maria Marighella.

As reuniões seguintes tiveram, além da titular da Funarte, as presenças da presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro, e do diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Formação, Livro e Leitura (Sefli), Jéferson Assumção.

Os Emirados Árabes Unidos (EAU) foram representados pelo subsecretário do Ministério da Cultura e Juventude, Mubarak Al Nakhi. Entre as propostas apresentadas na reunião, os EAU sugeriram a criação de um subgrupo de trabalho para implementar uma plataforma de economia criativa criada na presidência brasileira do BRICS.

Outro ponto levantado foram as ações brasileiras em prol do Grupo de Amigos da Ação Climática Baseada na Cultura (GFCBCA – sigla em inglês), co-presidido por Brasil e Emirados Árabes Unidos. “Quero agradecer o apoio. O engajamento brasileiro dá sinais claros e estamos presenciando o crescimento do grupo”, afirmou.

Estreante nos BRICS, a Indonésia, representada pelo diretor de Cooperação Cultural no Ministério da Cultura da República da Indonésia, Mardisontori Mardisontori, propôs avanço na colaboração cultural entre os países. “É uma honra [fazer parte dos BRICS] e estamos animados com a possibilidade de viabilizar cooperações no campo da cultura”, disse o vice-ministro.

O representante indonésio informou que seu país recentemente criou uma Pasta ministerial dedicada à Cultura. Antes, ela dividia espaço com o setor da Educação no país. “Isso demonstra nosso comprometimento e valorização do tema”, pontuou.

Margareth Menezes ainda se encontrou com o ministro da Cultura, Esportes e Artes da África do Sul, Gayton Mackenzie, com quem esteve em 2024 durante o G20, em Salvador.

No encontro, ela felicitou seu colega pela presidência do G20 este ano, que levou adiante os temas trabalhados pelo Brasil durante sua presidência, agradecendo a cooperação e a parceria.

Entre os principais anúncios do encontro, Gayton Mackenzie entregou à ministra o documento que formaliza a entrada da África do Sul no Grupo de Amigos da Ação Climática Baseada na Cultura (GFCBCA). “É com imensa alegria que anuncio que assinamos os termos de nossa entrada no Grupo. Queremos somar esforços nessa causa comum a todos nós”, disse.

Dando seguimento à cooperação entre as duas nações, Margareth convidou o país para o Mercado das Criativas do Brasil (MICBR), a ser realizado em dezembro, no Ceará. “É um evento de mercado, com vendedores e compradores, espaço para ampliar a visão e o conhecimento sobre a economia criativa. A África do Sul é nossa convidada, venham como observadores, como participantes, mas venham!”, convocou a ministra.

“Os sul-africanos não gostam de ver, gostam de fazer parte. Faremos nosso dever de casa e viremos felizes e honrados pelo convite”, concluiu Mackenzie.



Fonte: Ministério da Cultura

Comentários

- PUBLICIDADE -

Últimas notícias

- PUBLICIDADE -

Você pode gostar