Na terça-feira (31), o secretário-Executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, e a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, se reuniram em Los Angeles, nos Estados Unidos, com integrantes do setor cultural.
Os dirigentes da Pasta estão na cidade para participar do American Film Market, uma das maiores feiras da indústria cinematográfica do mundo, realizada de 30 outubro a 2 de novembro. No local eles cumprem agendas para promover o audiovisual brasileiro.
No segundo dia de compromissos na Califórnia, Joelma participou de reuniões bilaterais com presidentes de Comissões de Cinema (Film Commissions) da América Latina, Colômbia, Costa Rica e Itália. “O interesse no Brasil é grande e urgente e precisamos dar vazão a isso. Discutimos a respeito da Film Comission BR, como atrair investimentos para o país e modelos de negócios. Falamos ainda de temas como preservação audiovisual. Saímos daqui com o convite para nos encontrarmos em dezembro e em fevereiro, no Festival de Berlim, para já começarmos construir essa relação”, contou Joelma.
Por sua vez, Márcio Tavares se encontrou com empresários do ramo da música que desejam fazer investimentos no Brasil. “É a oportunidade da nossa música se internacionalizar cada vez mais”, declarou.
Os representantes do MinC também visitaram o Los Angeles Museum County of Art (LACMA), uma das maiores instituições do gênero nos EUA e no mundo. “Conversamos sobre iniciativas de intercâmbio entre a nossa área de museus, artes visuais e coleções. Políticas que irão contribuir para que as nossas artes visuais tenham cada vez mais visibilidade nos próximos anos”, disse Márcio. “Destas reuniões vão surgir iniciativas que irão dar frutos, como políticas públicas, geração de empregos, renda e oportunidades. E cada vez mais gente conhecendo aquilho que o Brasil tem de melhor, que é o talento do nosso povo e a nossa criatividade”, completou.
Fonte: Ministério da Cultura